Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Existe vida inteligente além do omnicanal?

Redação de Redação
23 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Sousa*

A abertura da primeira livraria da Amazon em Seattle (EUA) de alguma maneira está conectada ao anúncio formal da entrada da Natura no canal lojas. Ambos os movimentos são marcantes no plano estratégico e reafirmam que a opção pelos omnicanais é necessidade imperativa para quem está no varejo. E que o tempo conspira contra os que tardam em rever suas estratégias nessa direção.

A Amazon, cujo valor de mercado é, no momento, maior do que o da Walmart, maior varejista no mundo e com vendas superiores a quatro vezes a da Amazon e resultados muitas vezes maior, abriu sua primeira livraria na cidade de Seattle, sede da empresa nos Estados Unidos, com uma proposta bem diferenciada.


Leia também:

-> NRF Retail’s Big Show cresce a cada edição

->NRF Big Show – o evento mais esperado pelo varejo do mundo


A loja apresenta os livros mais pesquisados e comprados no site, o que significa já uma pesquisa importante sobre os mais demandados, numa proposta que pode ser considerada “cool”, num espaço tratado para criar um ambiente intimista, informal e aconchegante, favorecendo o entretenimento associado ao conhecimento envolvendo os livros.

Os livros são fundamentalmente apresentados privilegiando sua capa e não as lombadas, como usualmente trabalham seus competidores, algo muito diferente das grandes livrarias tradicionais que a proposta Amazon tem colocado em cheque e que fez desaparecer várias delas por terem seu formato se tornado inviável ante à nova realidade. E que contraria em muito a ideia que muitos difundiram, de que os livros eletrônicos matariam os seus “ancestrais”, algo que também não aconteceu nem com a TV, os DVDs e suas evoluções digitais em relação ao cinema.

O caso da Natura, anunciando sua entrada no varejo de lojas, também é muito eloquente nesse aspecto, já que a notícia tardou muito para acontecer e precisou muita discussão sobre a evolução de seu modelo de negócio, anteriormente baseado exclusivamente no canal direto das “consultoras”, que poderia gerar um potencial conflito de canais.

Foi a realidade e os impactos nas vendas e resultados da empresa e uma gestão mais aberta e menos comprometida com o passado que precipitaram a mudança que tardou a chegar.

Não que a empresa não tivesse ensaiado alguns movimentos importantes nessa área, desde a loja conceito em Paris, aos projetos que foram testados e nunca implantados e até, mais recentemente, a aquisição da Aesop, empresa de origem australiana de cosméticos com operação em diversos países, com lojas exclusivas e multimarcas, e que teve sua implantação feita também no Brasil, com uma primeira loja aberta na rua Oscar Freire em São Paulo.

Mas foi o aumento da concorrência em seu canal tradicional, das revendedoras ou consultoras, que precipitou as mudanças.

Foram vários elementos que se integraram, desenhando uma nova realidade que passou a impactar fortemente os resultados da empresa: o fato de que outras marcas, entre elas mais recentemente Boticário, terem iniciado sua atuação nesse canal, impondo redução de sua participação; o crescimento do percentual de consultoras que opera mais de uma marca concorrendo com a Natura; a quantidade de consultoras que abriam seus pontos de vendas particulares, totalmente fora dos padrões e valores da marca; o crescimento da participação das farmácias e drogarias nas categorias de beleza e cuidados pessoais. Todos esses foram elementos que obrigaram a Natura a enfrentar o problema da incorporação de novas alternativas e rever as dimensões da opção contingencial do omnicanal.

Além do movimento de criação das lojas, a empresa está também testando alguns de seus produtos, sendo oferecidos na rede Raia-Drogasil, na região de Campinas, em São Paulo, e revendo sua estratégia de atuação no e-Commerce para completar o ciclo de revisão de sua estratégia de distribuição, buscando incorporar os benefícios da ampliação de alternativas de forma integrada e, além disso e fundamental, o relacionamento direto com o consumidor final.

Essa é uma mudança vital no modelo de atuação da empresa, mesmo considerando que parte desses consumidores se “travestiam” de revendedoras-consultoras para comprar para consumo próprio ou familiar.

O que cada vez fica mais claro, pelos inúmeros exemplos globais que se acumulam, é que pode haver vida inteligente além do omnicanal. Mas é cada vez mais raro.

*Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

Como identificar boas oportunidades de franquias?

Próxima Postagem

Blog Exame/Mercado e Consumo: Quem acredita no turismo?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem

Blog Exame/Mercado e Consumo: Quem acredita no turismo?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.