Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Boom do e-commerce e cliente inexperiente fazem tentativas de fraude subirem 54% em 2020

Aiana Freitas de Aiana Freitas
9 de fevereiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O crescimento do e-commerce em meio à pandemia de Covid-19 teve impacto direto na quantidade de tentativas de fraude no varejo eletrônico em 2020. Segundo os dados do “Mapa da Fraude”, produzido pela Clearsale, foram 3,5 milhões de registros no ano passado, o que representou uma alta de 53,61% na comparação com 2019.

É o maior número já registrado pela empresa, provedora global de soluções contra esse tipo de problema, que divulga levantamentos do tipo há duas décadas. No entanto, apesar da alta expressiva, ela foi menor do que a registrada no número de pedidos no mesmo período (73,84%).

A Clearsale classifica como tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram consideradas suspeitas ou foram confirmadas após análise. Ainda segundo a empresa, elas não necessariamente resultaram em prejuízo para o varejo, uma vez que a imensa maioria foi barrada pelos sistemas de proteção da companhia.

Em 2020, 267 milhões de transações foram analisados no Brasil – no caso do e-commerce, foram considerados apenas pagamentos feitos por meio de cartão de crédito.

Inexperiência dos consumidores

Segundo a empresa, os fraudadores se aproveitaram da entrada de novos consumidores no e-commerce quando as lojas físicas foram fechadas. Inexperientes no uso das ferramentas de compra virtual, eles ficaram mais expostos aos golpes.

Além de fazer seu tradicional levantamento anual, a Clearsale também fez uma comparação pontual para checar o impacto direto da pandemia nas tentativas de fraude. Segundo esses dados, entre março e dezembro de 2019, período considerado “pré-pandemia”, foram 2,2 milhões de tentativas. No “pós-pandemia”, entre março e dezembro de 2020, foram 3,2 milhões. A alta é de 45,45%.

Mais uma vez, o aumento foi grande, mas, ainda assim, inferior ao crescimento da quantidade de pedidos no e-commerce, que passou de 131 milhões para 245 milhões no mesmo período – alta de 87%.

Itens pertencentes a categorias que têm mais liquidez, ou seja, alta procura e fácil venda no mercado paralelo, foram os mais fraudados do ano passado. Pela ordem, apareceram as categorias “celulares”, “automotivo” e “alimentos”.

Os tipos de fraude mais comuns

O Mapa da Fraude da Clearsale dividiu os tipos de fraude em três:

Fraude efetiva
O fraudador chega, navega pela loja, efetua a compra e, na hora de pagar, insere os dados roubados de cartão de crédito de bons consumidores. Por se tratar de dados corretos, a identificação da ação se torna mais difícil.

Fraude amigável
Quem está efetuando a compra não é o titular, e sim uma pessoa próxima, como o filho ou a mãe. Como o titular do cartão não sabe que a pessoa usou seus dados, ele contesta a compra.

Autofraude
O titular efetua a compra com o próprio cartão e, após receber o produto ou serviço, entra em contato com a administradora para contestar o lançamento na fatura, como se não reconhecesse a dívida.

Imagens: Bigstock e Divulgação

Postagem anterior

Venda por Relacionamento: você já ouviu falar?

Próxima Postagem

Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

Pagamentos com cartões crescem 8,2% e movimentam R$ 2 trilhões em 2020

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.