Fortemente impactos pela pandemia de Covid-19, os shopping centers precisaram ser revistos enquanto modelo. Um caminho que já vem sendo traçado é o da transformação deles em Ecossistemas de Negócios, que permite que as empresas evoluam e aumentem suas receitas por meio de parcerias. Este é o tema do episódio número 2 do podcast “A Voz do Especialista”, produzido pela plataforma Mercado&Consumo.
O convidado da semana é o sócio-diretor da Gouvêa Malls, Luiz Alberto Marinho, que também escreveu sobre o assunto no e-book “O Mercado, o Consumo e o Varejo no pós-pandemia”, que está disponível para compra na Amazon. “Os shopping centers precisam entrar de cabeça em áreas como entretenimento, mídia, logística, serviços, operação de varejo e vendas digitais para se tornarem verdadeiros Ecossistemas de Negócios”, analisa Marinho.
O consultor comenta que, se até agora os shoppings eram orientados pela ideia do real estate, agora eles precisam ser dirigidos às novas demandas das pessoas, que anseiam por lugares em que possam socializar, se divertir, pesquisar novidades, viver experiências enriquecedoras, encontrar soluções – e até fazer compras.
O podcast “A Voz do Especialista” é produzido semanalmente e pode ser acompanhando nas plataformas Spotify, Amazon Music e Google Podcasts. Os episódios novos ficam disponíveis toda sexta-feira. O episódio 1 da segunda temporada teve como tema as transformações tecnológicas e o impacto delas no dia a dia dos consumidores.
Imagem: Bigstock