Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Varejo na pandemia: lojas voltam para a área rural da Suécia, mas sem funcionários

Redação de Redação
11 de março de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A rede Lifvs, com sede em Estocolmo, na Suécia, está fazendo o varejo retornar a áreas rurais que ficaram décadas sem lojas no país. Lançada em 2018, a startup tem como objetivo levar estabelecimentos a locais remotos em que eles, antes, tinham dificuldade de se manter lucrativos.

Desde dezembro, um contêiner de madeira vermelha, do tamanho de uma casa móvel, sedia um minimercado na em Hummelsta, uma cidade de 1.000 habitantes. A loja pode ser acessada 24 horas por dia e oferece uma grande variedade de alimentos, de frutas e vegetais frescos a alimentos básicos e congelados, pães crocantes e barras de wafer. Mas não tem funcionários ou caixas.

O consumidor abre as portas usando o aplicativo da empresa, que funciona em conjunto com o BankID, um serviço de identificação nacional operado por bancos suecos. Em seguida, ele pode digitalizar códigos de barras usando o smartphone e a conta é automaticamente cobrada em um cartão bancário pré-registrado.

“Não tivemos nenhuma loja durante o tempo que estivemos aqui, e conseguir isso agora é perfeito”, disse Emma Lundqvist, que se mudou para Hummelsta com o namorado há três anos, em entrevista à BBC News.. “Você não precisa ir até a cidade para comprar essas pequenas coisas”, acrescenta, apontando para um pacote de bacon.

Cidades urbanas versus rurais

Na Ásia, várias empresas, incluindo ao Alibaba, estão testando lojas sem funcionários em locais mais urbanos. A Amazon também abriu, em cidades dos Estados Unidos e no Reino Unido, supermercados que usam sensores e câmeras para calcular o que o cliente comprou.

Mas o cofundador da Lifvs, Daniel Lundh, viu a oportunidade em locais rurais: “Havia pessoas que tinham de viajar para a cidade mais próxima para pegar seus mantimentos. Então, definitivamente vimos que havia uma necessidade.”

Além de permitir uma operação sem funcionários, a empresa também evita os caros aluguéis de longo prazo. E, se houver menos avanços do que o esperado em um local, os contêineres de madeira podem ser facilmente recolhidos e testados em outro lugar.

Contatos limitados entre pessoas

A Suécia tem uma população experiente em tecnologia, o que em parte explica por que o modelo deu certo.  Além disso, por causa da pandemia de Covid-19 e limitação do contato entre as pessoas, a falta de funcionários foi um bônus importante. A rede abriu 20 novas lojas em bairros rurais desde março do ano passado.

“É muito seguro durante os tempos de corona”, diz Alexander Vidlund, que trabalha para uma empresa de pesca e costuma parar para fazer compras no contêiner. “É uma boa maneira de manter distância das pessoas. E não há o mesmo tipo de aglomeração aqui como nas grandes cidades.”

Desde janeiro, todos os supermercados suecos têm, por lei, de limitar o número de clientes para garantir que haja pelo menos 10 m² disponíveis por pessoa. A tecnologia da Lifvs garante que apenas duas pessoas possam entrar na loja por vez.

“Os clientes gostam de fazer compras em nossa loja porque, por exemplo, eles podem ficar sozinhos. Eles podem vir no meio da noite. E o mais importante é que há menos pontos de contato”, disse Lundh à BBC News.

Imagem: Reprodução/BBC News

Postagem anterior

Varejo farmacêutico cresce 15,6% em 2020; lojas de bairro ganham destaque

Próxima Postagem

Rede C&C cria espaço para atendimento personalizado de consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
C&C e Cornershop firmam parceria para vender 5 mil itens pelo app de delivery

Rede C&C cria espaço para atendimento personalizado de consumidores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.