A rede de franquias de aluguel de equipamentos para construção Casa do Construtor obteve crescimento tanto no faturamento quanto no número de unidades em 2020. A rede cresceu 18% em receita, chegando a R$ 328 milhões, e abriu 46 unidades, totalizando 322 franquias em operação ao final do ano. Os números são superiores à média do mercado de franquias e de construção civil.
O desempenho se deve ao aquecimento de pequenas obras por conta do home office e à tendência do “faça você mesmo”. “Vivemos um período muito desafiador, mas também com muita aprendizagem. Logo quando começou a pandemia, criamos um plano de ação para a crise que deu mais fôlego aos empreendedores e favoreceu uma adaptação mais rápida. Além disso, aceleramos nosso processo de digitalização, implantando ou aprimorando canais virtuais para franqueados e para o consumidor”, afirma o presidente e fundador da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Junior. De acordo com ele, também houve crescimento de consumidores pessoas físicas nas lojas.
Outro fator importante foi a classificação da construção civil como atividade essencial, o que permitiu que a Casa do Construtor continuasse operando mesmo com algumas restrições no atendimento em grande parte do Brasil. Por outro lado, o distanciamento social e o maior tempo das pessoas em casa incentivaram cuidados variados com as moradias. Muitas pessoas fizeram pequenas reformas. Até estabelecimentos comerciais que precisaram ficar fechados nesse período, como bares e restaurantes, aproveitaram para realizar pequenas reformas, manutenções e limpezas. Na onda do “faça você mesmo”, a Casa do Construtor registrou também um crescimento no aluguel de equipamentos para jardinagem e bricolagem em 2020.
Chatbot simplifica cadastros
Para dar vazão a esta demanda, mesmo com a necessidade de distanciamento social, a rede lançou alguns produtos digitais, como por exemplo um chatbot que simplifica o cadastro dos clientes. Houve também um crescimento exponencial dos atendimentos e pedidos via WhatsApp. Na parte de suporte ao franqueado, a rede passou a realizar treinamentos a distância, inclusive o de implantação de novas unidades.
Para 2021, a Casa do Construtor projeto um crescimento ainda maior, de cerca de 33%, atingindo um faturamento de R$ 440 milhões. A meta de expansão também é arrojada: inaugurar 100 unidades até o fim do ano, superando a marca das 400 unidades em operação.
A rede oferece oportunidades de investimento em todo o País, mas o foco da expansão será nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Para auxiliar este processo, a rede conta com dois modelos de negócio complementares: um mais compacto, visando cidades com até 40 mil habitantes, e o formato +Rental, que visa abertura de lojas em comércios de materiais de construção em cidades até 20 mil habitantes.
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