Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Na Stix, ponto foi feito para ser usado de verdade”, afirma diretor

Ecossistema de programas de fidelidade já tem 2 milhões de clientes

Aiana Freitas de Aiana Freitas
13 de maio de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
A Stix e os pontos que foram feitos para serem usados de verdade

Ponto acumulado é para ser usado. Foi com base nessa premissa que nasceu, há sete meses, a plataforma de recompensas Stix. A empresa quer desmistificar a ideia de que demora-se tanto para acumular pontos para trocar por algo realmente interessante que, quando o consumidor percebe, eles já expiraram.

A empresa, uma joint-venture do Grupo Pão de Açúcar e da RaiaDrogasil, une os programas de fidelidade dos hipermercados Pão de Açúcar e Extra e das farmácias Droga Raia e Drogasil e conta atualmente com 2 milhões de inscritos.

Na prática, quem acumula pontos na plataforma pode resgatar benefícios, como vale-compras, produtos e até teste rápido de Covid-19, em qualquer um dos varejistas que fazem parte do ecossistema. A expectativa é de que, ainda neste ano, outras empresas se juntem à plataforma, que deve passar a abranger pet shops, lojas de roupas e de material de construção, perfumarias e postos de combustíveis.

“O cliente que está indo no Pão de Açúcar tem o mesmo perfil daquele que está entrando na Droga Raia. A lógica do ecossistema é reconhecer isso, que o consumidor não troca de perfil quando troca de loja ou marca. Fidelização significa construir relacionamento e relacionamento tem a ver com conhecer esse consumidor”, diz o diretor comercial e de Marketing da Stix, Alexandre Rodrigues, em entrevista ao portal Mercado&Consumo.

Alexandre Rodrigues, diretor comercial e de Marketing da Stix
Alexandre Rodrigues, diretor comercial e de Marketing da Stix

Parceiros dividindo clientes

Atualmente, a taxa de ativação supera os 85%. Ou seja: de cada dez consumidores que se cadastram na plataforma, pelo menos oito usam, de fato, o programa. Para efeito de comparação, a média do mercado é de 30%.

“Quando se monta uma coalização de fidelidade, com pontos que podem ser usados em várias marcas, o objetivo é que um parceiro gere cliente para o outro. Atualmente, 40% da nossa base já faz isso, ou seja, são pessoas que entraram por uma das marcas e usaram pelo menos uma outra. Grandes coalizações de fidelidade internacionais chegaram a esse patamar em dois ou três anos. Nós chegamos com sete meses de operação, o que mostra que o cliente compreendeu a proposta.”

Os pontos Stix expiram apenas uma vez no ano, no mês de setembro. A ideia é que as marcas envolvidas aproveitem o momento para fazer promoções e estimular a troca. Para que os pontos não se percam, eles também podem ser transferidos para outras pessoas sem custo adicional.

Rodrigues diz que, para os varejistas envolvidos, a essência da proposta da empresa é o fato de que as marcas continuam sendo protagonistas no relacionamento com os clientes. O Stix funciona apenas como um elo entre os programas de cada uma.

Comunicação sem asterisco

A empresa começou a ser planejada pelo GPA e pela RD há três anos, com o objetivo de maximizar os benefícios dos programas de fidelidade que as marcas dos dois grupos já tinham. Em 2019, após uma parceria com o Banco Itaú e a integração dos pontos “iupp” da instituição financeira, começou a sair do papel.

Foi neste momento que Alexandre Rodrigues se envolveu no negócio. “Era começo de 2020 e tínhamos o desafio de lançar a empresa em outubro. Em março chegou a pandemia e analisamos internamente como faríamos isso. A estratégia foi fazer o lançamento calcado na comunicação digital e nos cerca de 3 mil pontos de venda das marcas participantes – o que representou, também, o treinamento de uma força de venda de mais de 10 mil pessoas virtualmente.”

As empresas já possuíam uma base de mais de 60 milhões de nomes em seus programas de fidelidade próprios. Mas, para usar o Stix, o consumidor precisa aderir à plataforma – ou seja, os pontos do Pão de Açúcar Mais, por exemplo, não são transferidos automaticamente. Os 2 milhões de usuários atuais foram conquistados organicamente.

A transparência, afirma Rodrigues, é um dos pilares da empresa. “O valor dos pontos é claro para os clientes. O cliente não vai encontrar letra pequena, texto jurídico enorme ou asterisco na nossa comunicação.” Além, claro, do estímulo constante à troca. “Na Stix, ponto é para ser usado de verdade”, diz.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

O bom já não serve. Queremos o melhor

Próxima Postagem

Ford faz acordo para indenizar 5 mil trabalhadores

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ford faz acordo para indenizar 5 mil trabalhadores

Ford faz acordo para indenizar 5 mil trabalhadores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.