A pandemia acelerou as transformações tecnológicas que estavam previstas para os próximos anos, além de alterar a forma de relação entre os viajantes e os meios de hospedagem. Diante de tantas incertezas que a Covid-19 trouxe para o mercado hoteleiro, algumas tendências vieram para ficar, como por exemplo, o bleisure. Segundo a pesquisa “Insights para o Turismo”, publicada no final de 2020 pelo TRVL Lab, 35% dos respondentes afirmam terem estendido viagens de negócios nacional para aproveitar o destino a lazer.
Essa é uma das tendências que o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, demonstrará durante webinar na próxima quarta-feira (26), das 9h30 às 10h30, com o apoio da Mapie e da Phocuswright e com conteúdo organizado e mediado pela plataforma Mercado & Consumo.
O evento irá contar com a participação de Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Carol Haro, fundadora e sócia-diretora da Mapie e André Sena, chief digital officer da Accor.
Essa segunda edição da série “Trilhas de Conhecimento” de 2021, intitulada “Bleisure, nomadismo digital e viagens-revanche: você está preparado para o turismo pós-vacina?”, tem como foco principal debater o novo comportamento do viajante de lazer e de negócios, assim como preparar os negócios para o pós-vacina. A Covid-19 mostrou que o nomadismo digital, cresce a cada dia, por conta dos contratos de trabalho mais flexíveis e pelo home office. Nesse sentido, profissionais procuram lugares bem equipados para trabalhar remotamente, assim como qualidade de vida e segurança durante sua estadia.
Outro ponto importante que será abordado no webinar são as viagens-revanche. De acordo com a pesquisa Pulso Turismo Covid-19 do TRVL Lab, 47,85% dos brasileiros têm alta probabilidade de fazer uma viagem a lazer nos 6 meses após receberem as vacinas. “Diante dessas perspectivas surgem diversas dúvidas: que oportunidades existem para adaptar os negócios existentes? O que esperam encontrar no meio de hospedagem em viagens a lazer e a negócios? Quais os impactos dessas transformações no setor hoteleiro? Nosso propósito com o debate é justamente possibilitar que o setor se prepare para esses desafios de forma estratégica baseada em dados e estudos”, comenta Orlando de Souza.
Podcast sobre perspectivas do setor
Feita para ser um ciclo de debates completo, a série “Trilhas de Conhecimento” 2021 será realizada em duas etapas: a primeira é formada por seis encontros online até outubro.
O primeiro webinar, em abril, tratou do volume de novos projetos em desenvolvimento no setor hoteleiro no Brasil, que segue semelhante ao que foi registrado no período pré-pandemia. Um sinal, segundo especialistas que participar do webinar “A oferta cresce, mas e a demanda? Oportunidades e desafios dos hotéis no Brasil”, de que os investidores seguem confiantes no potencial de recuperação do setor no médio prazo. O programa também deu origem a um podcast (clique aqui para ouvir).
A segunda etapa da série “Trilhas de Conhecimento” marcará o encerramento do ciclo de debates, que será no III Fórum Nacional da Hotelaria, no modelo de evento híbrido, em 18 de novembro de 2021, no Hotel Transamérica São Paulo. Os eventos da entidade contam com os mantenedores Grupo R1, Elo, CVC Corp, Equipotel, Omnibees e Vega IT; os patrocinadores CNC, Novotel Morumbi e RCI; e os apoiadores ABIH, Adibra, BLTA, FBHA, Resorts Brasil, Sindepat e Unedestinos.
Imagem: Bigstock