A primeira edição do Retail Executive Summit foi realizada com sucesso, pela Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza, dentro das atividades do NRF Retail’s Big Show 2016. No palco, consultores compartilharam o que de melhor viram no evento. Fernando Spohr, da Apex, abriu as sessões de exposição.
O diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, trouxe insights que ele viu pelos corredores da Expo Hall do Big Show. “Vimos muitas soluções interessantes, muitas soluções robustas. Vimos muita solução de experiência do consumidor, como, por exemplo, a impressão em 3D de móveis de uma casa, onde são colocados em uma planta tridimensional, o cliente coloca um óculos de realidade aumentada, que consegu e visualizar em tempo como ficará sua cozinha. Fora isso, houve uma série de pai néis interativos, solução de analytics e de mensuração de resultado performance de loja”, detalhou Yamashita.
A sócia da GS&AGR Consultores, Ana Paula Tozzi, trouxe a proposta de pensar como o cliente, como o consumidor. “É preciso ter foco, foco e mais foco. O cliente tem que se tornar um fã da sua marca – ele busca por experiências e você deve definir a experiência que oferecerá a ele”, ressalta a palestrante. Um dos cases apresentados foi o da rede de home improvement Lowe’s, especialista em atender os desejos e necessidades de seus consumidores. Ana Tozzi mostrou que é preciso atrair mais fãs do que clientes. Ter uma fanpage (página de empresa na rede social Facebook) é uma alternativa muito interessante de ter a marca disseminada pela web, uma vez que o cliente/fã se torna um divulgador em altíssimo potencial e de forma natural, interagindo com o conteúdo e, consequentemente levando a marca aos feeds de notícias da plataforma. A executiva ainda ressaltou a importância dos millennials, público formado por jovens extremamente conectados à internet que têm suas características muito definidas e que precisam ser exploradas no varejo.
Um dos temas em alta no NRF Retail’s Big Show sem dúvida são os millennials e seu poder dentro do futuro do varejo, a curto, médio e longo prazo. E este foi o tema da palestra do head da GS&AGR Consultores, Alexandre van Beeck. Ele abordou a importância da conexão da marca com seu cliente, criando uma verdadeira relação de consumo. Ele abordou as características desse público, que tem, por exemplo, sua atenção às coisas de forma fragmentada (utilizam diversos dispositivos eletrônicos ao mesmo tempo), além da indispensável necessidade por um produto ou serviço que seja personalizado e que tenha, sobretudo um propósito. Uma das dicas é ter atenção a todo o tipo de contato que é feito com esse cliente – todo momento é uma oportunidade de negócios.
DEBATES. Ao fim do evento, foram chamados ao palco alguns dos líderes varejistas brasileiros, para o encerramento das discussões do Retail Executive Summit. Compuseram a rodada: Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral GS&MD; Sônia Hess, presidente do LIDE Mulher; Sérgio Herz, CEO da Livraria Cultura; Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do jornal O Estado de S. Paulo; Flávio Rocha, presidente da Riachuelo; Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.
Por Eli Carlos Vieira (publicacoes@gsmd.com.br)
Fotos: Evelyn Rodrigues