Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A fragilidade do intraempreendedorismo e da inovação nas grandes empresas

Vinícius Machado de Vinícius Machado
16 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
A fragilidade do intraempreendedorismo e da inovação nas grandes empresas

Inovação é a palavra de ordem em muitas empresas. Mas, de fato, como estão dando importância para esta área? Quais estratégias estão seguindo? Quanto estão, de fato, investindo nisso? No fim do dia, o quanto isso importa para o futuro das empresas? Eu tenho me perguntado essas e outras questões ultimamente.

Na Startadora, minha empresa, temos uma definição simples para inovação: é resolver problemas antigos (ou conhecidos) de uma forma nova. Usando metodologias, dados concretos, pesquisa, tecnologia e criatividade para criar soluções relevantes.

Antes de continuar, eu tenho um convite: eu quero conversar com você. Ao terminar de ler este artigo, quero receber um e-mail seu ou mensagem no meu Linkedin. Eu quero saber o que tem incomodado você em sua empresa, emprego ou startup sobre o tema inovação. No fim, quero saber se estou sozinho nesses pensamentos. Mas continuando…

O que mais tenho visto são eventos, artigos, livros e um monte de conteúdo voando por aí sobre inovação. Todo mundo tem uma opinião sobre o assunto, e claramente eu também – tanto que estou escrevendo aqui.

Quem está realmente ligando para isso? Quem está vendo inovação como algo estratégico e de longo prazo?

Pense algumas coisas comigo:

  • Adianta querer trabalhar ou contratar startups se o setor de pagamento/suprimentos/compras da sua empresa demora mais de 45 dias para cadastrar e pagar um fornecedor?
  • Adianta querer criar um programa de aceleração de startups se sua empresa nem deu a chance de ouvir os seus colaboradores primeiro? Quem sabe ali dentro existam ideias, projetos e intraempreendedores que só precisam de uma oportunidade?
  • A burocracia excessiva é necessária para uma gestão adequada? Não dá para diminuir nem 5% do excesso de formalidades e burocracias internas?
  • Adianta mandar seus executivos para eventos, viagens e treinamentos se não há uma continuidade no compartilhamento de conhecimentos e criação de multiplicadores da inovação? Quanto mais de inspiração sua empresa precisa? Quanto você já pode agir hoje?
  • Adianta querer que a área de inovação salve a empresa olhando só para o curto prazo? E ainda dando poucas condições de conseguirem aprender, praticar seus aprendizados e terem condições de atuar com recursos adequados para que o trabalho seja efetivo?
  • O que, dentro da sua empresa, a está impedindo de ser mais ágil, competitiva, inovadora e até mesmo disruptiva? Olhe todas as áreas e processos dela. Onde estão as coisas que impedem um fluxo constante de inovação que traz resultado, dinheiro e mantém a relevância dentro do mercado?

Pense um pouco antes de continuar. Eu espero. Reflita mais um pouco sobre os tópicos acima antes de ler o resto do artigo. Pensou? Caiu alguma ficha ou você concordou com alguma coisa acima? Então continue…

Temos empresas que procuram minha empresa para que possamos ajudar em suas demandas de inovação. Eu gosto muito do que faço, não duvide. Fico feliz por sermos procurados para ajudar em diversos desafios de inovação e empreendedorismo. Só que normalmente somos procurados para questões pontuais de inovação que, sozinhas, não vão conseguir trazer grande impacto. E nem é por falta de capacidade das pessoas da área de inovação, é que o resto da empresa impede que elas trabalhem de forma a trazer melhorias contínuas.

Daí, vou propor algo para você que trabalha com inovação ou que quer começar a trazer inovação para sua empresa. Comece de dentro! Antes de querer buscar soluções inovadoras fora, comece a inovar dentro. Começando a desatar os nós e burocracias que impedem sua empresa de ser reconhecida como inovadora.

Falta a criação de um processo de aceleração da inovação. Algo constante, que vá crescendo e contaminando as demais áreas da empresa. Falta criar um plano de ação. Com entregas rápidas, experimentos constantes e mensuração contínua dos resultados e aprendizados alcançados.

Foi a conclusão a que eu cheguei: o maior problema está em não olhar para dentro da empresa. E olhar com calma, com disposição, com estratégia, com metodologia, com espaço para aprender e errar. Tudo isto antes de olhar para fora. Se os seus colaboradores não enxergam sua empresa como ambiente que permite inovação, acha mesmo que o público, as startups, aceleradoras e demais vão ver algo genuíno sobre inovação?

Para ajudar nestas questões, tenho uma proposta para você começar a fazer na sua empresa.

  • Proposta
    Criar um comitê multidisciplinar de inovação dentro da empresa focado em ajudar todas as áreas a inovar. Seria o Comitê de Hackers da Inovação (ou Innovation Hackers Comittee – se você quiser que soe mais como buzzword).
  • Formação
    Pelo menos 1 pessoa com características intraempreendedoras de cada área da empresa.
  • Atuações possíveis do comitê
    Seja melhorando processos, seja diminuindo burocracia, seja aumentando a satisfação interna, seja criando condições de novos projetos intraempreendedores aparecerem. Mas comece de dentro da empresa!
  • Frequência
    Encontrar-se a cada quinzena. Primeiro, levantando as áreas possíveis de desburocratizar, nem que seja um pouco. E vendo quais caminhos possíveis de mudança que são possíveis no curto prazo. Criando um plano de ação que será revisto e acompanhado a cada quinzena. Atuando em uma área por vez, em conjunto.

Por fim, pense e me responda: como sua empresa pode ser 10% menos burocrática e 10% mais inovadora até o fim do ano? E o que está te incomodando neste processo?

Até breve!

Vinícius Machado é embaixador e palestrante da Campus Party
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Livraria da Vila dá seguimento a plano de expansão com lojas menores

Próxima Postagem

Storyselling: como e por que fazer?

Vinícius Machado

Vinícius Machado

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Storyselling: como e por que fazer?

Storyselling: como e por que fazer?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.