Cerca de 58% dos profissionais de varejo dizem que a pandemia de Covid-19 acelerou o lançamento de novos produtos relacionados à tecnologia em sua empresa, de acordo com o relatório “Usando a inovação tecnológica no varejo para aprimorar a experiência do cliente”, divulgado pela Euromonitor International e pela National Retail Federation (NRF).
“A tecnologia continuará a ser usada para melhorar a eficiência operacional e elevar a experiência do cliente, impactando positivamente a percepção da marca como resultado”, afirma a chefe-sênior de consumidor digital da Euromonitor International, Michelle Evans.
As marcas alavancaram tecnologias como Realidade Aumentada e Realidade Virtual para se conectar com os clientes e 31% dos consumidores usaram essas tecnologias para comprar utensílios domésticos e móveis neste ano.
“A pandemia acelerou drasticamente a implementação de novas tecnologias para muitos varejistas”, disse o vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Análise da Indústria da NRF, Mark Mathews. “Embora esses desenvolvimentos possam normalmente levar vários anos de planejamento meticuloso, muitos foram revelados aos consumidores em questão de semanas.”
De live streaming e a microchip
Inovações como o live streaming surgiram como novos canais para o varejo. Globalmente, quase 30% dos consumidores compraram por esse meio no mês passado. A China registrou um alto uso de adoção de 63%; nos Estados Unidos, embora registrem um número relativamente mais baixo de 29%, a popularidade provavelmente vai aumentar à medida que o conceito se firma.
As empresas não apenas aceleraram a transformação online, mas também aumentaram os investimentos em tecnologia nas lojas. Quase 40% dos consumidores apontam tecnologias como smart cart e walk-in, walk-out como os principais recursos desejados.
As experiências de imersão baseadas na tecnologia continuarão a aumentar à medida que os consumidores retornam às lojas com mais frequência. Os resultados da pesquisa digital da Euromonitor mostram que mais de 42% dos consumidores se sentem confortáveis com a assistência de robôs na loja, e um em cada cinco está aberto à ideia de implantação de microchip para permitir pagamentos.
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