Ajudar 20 mil pequenos restaurantes do Brasil na retomada econômica: essa é a intenção da Pepsi e da Guaraná Antarctica nos próximos meses. Para isso, as marcas, que fazem parte do portfólio da PepsiCo e da Ambev, respectivamente, criaram o programa “Cresça Seu negócio”, que tem como foco principal o apoio à digitalização de empresas de pequeno porte. A ação tem início com 6 mil estabelecimentos do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
“A pandemia foi algo novo para todo mundo. O consumidor mudou o jeito que tinha de comprar e de consumir. Muitas das bebidas eram consumidas na rua, quando ele ia trabalhar. O consumo foi para as casas, o que fez com que bares, restaurantes e outros pequenos estabelecimentos fossem muito impactados. E eles precisam de ajuda justamente porque são pequenos”, diz o diretor-geral para as bebidas da PepsiCo no Brasil, Santiago Murray, em entrevista exclusiva ao portal Mercado&Consumo.
O foco do projeto são restaurantes independentes locais com capacidade para até 50 clientes. Os proprietários terão acesso a treinamentos e certificação online para ajudá-los a expandir seus negócios. Os módulos de treinamento incluem cursos sobre engajamento com consumidores e clientes (novos e atuais); conhecimento da concorrência; aumento das vendas; definição de objetivos, problemas e oportunidades; transformação digital; e trabalho com serviços de entrega de terceiros.
Além disso, a solução Cresça Seu Negócio fornece material de comunicação digital para que os proprietários possam usar em merchandising na loja ou compartilhar nas redes sociais, desde pôsteres sobre protocolos de higiene para funcionários e clientes até cardápios sem contato.
Primeira fábrica na região Sul
A escolha pelos Estados do Sul do Brasil para o início do projeto não foi por acaso. A primeira fábrica da empresa no País foi fundada em 1953 no Rio Grande do Sul. O projeto está em andamento há cerca de quatro semanas e a ideia é usar a experiência na região como aprendizado antes que ele seja ampliado.
“Transformar negócios sempre tem barreiras. Implica mudança do jeito de fazer negócio e muitos estabelecimentos estão há anos fazendo isso sempre do mesmo jeito. Mas a recepção foi muito boa”, afirma Santiago Murray.
Para a PepsiCo, o programa tem benefícios diretos e indiretos. “O propósito da parceria de Pepsi com a Guaraná foi ajudar esse pequeno estabelecimento que estava sendo prejudicado. É fazer mais do que só vender um produto. Temos a intenção de causar um impacto social nessas famílias e nesses negócios. Quando treinamos e damos ferramentas para nossos clientes, donos de pequenos negócios, estamos deixando um legado, algo de longo prazo. E também estamos pensando no longo prazo. Um benefício para uma empresa parceira será, também, um benefício para nós.”
A CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, destaca que o apoio da indústria é fundamental para a recuperação do setor de alimentação fora do lar nesse período pós-vacina. “Desde o início da pandemia, grandes indústrias lançaram soluções e ações inovadoras. Isso deu sobrevida a muitos negócios. A partir da retomada consistente do mercado, o apoio é ainda mais importante. Os donos de negócios estão endividados e cansados por tudo o que passaram. Soluções prontas, fáceis e organizadas vão fazer a diferença”, avalia.
No Brasil, existem atualmente cerca de 700 mil pequenos restaurantes, que são fonte de receita para milhares de famílias. Somente no último ano, mais de 300 mil estabelecimentos do setor fecharam as portas e, dentre os que ainda conseguem operar, o faturamento é abaixo do esperado em 71% dos restaurantes, bares e lanchonetes, segundo informações da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
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