Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Líderes de Mercado – ascensão e queda

Redação de Redação
3 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Marcas
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Artur Motta*

O que a Kodak, Varig e Nokia têm em comum? Todas foram líderes, dominaram os mercados em que atuavam e tiveram uma grande queda de participação chegando, em alguns casos, a desaparecer.

As situações vividas por essas empresas não são isoladas, mas se repetem com outras empresas em escala nacional ou global.

Após 42 anos, entre 2000 e 2001, a Volkswagen perdeu a liderança do mercado brasileiro para a Fiat. Análises do assunto destacam, entre outros fatores, a lentidão da Volkswagen em compreender as mudanças de mercado e se adaptar a elas. Naquela época novos concorrentes entravam no mercado e o carro popular modificava o perfil do setor. Sem grades inovações e acreditando na fidelidade do consumidor, a Volkswagen sofreu uma grande redução nas vendas.

Em 2014 o Gol, também da Volkswagen, perdeu o status de carro mais vendido do Brasil, depois de mais de duas décadas nessa posição. Nesse caso, ocorreu uma mudança na legislação do setor e a empresa teve dificuldades em gerir a transição. A obrigatoriedade do air bag duplo frontal e freios ABS, fez a Volkswagen decidir por retirar o modelo Gol G4 do mercado. Entretanto, há também um agravante interno decorrente da estratégia de mix. O lançamento do UP, como produto de entrada da montadora, absorveu grande parte das vendas que antes eram da linha do Gol. Consciente ou não, a consequência foi a perda da posição do Gol.

Subestimar a agressividade dos rivais e ficar desatento ao apetite dos mesmos também pode trazer consequências sérias e a perda da liderança. Em 2008 a liderança do mercado mundial de cervejas, ocupada pela SAB Miller, foi transferida para a AB Inbev em uma jogada extremamente audaciosa da compra da Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser. No Brasil, no mesmo ano, a fusão entre Itaú e Unibanco permitiu que a nova organização superasse a participação de mercado do Bradesco e assumisse a liderança do setor.

Para manter a posição de liderança, você deve antever as movimentações do mercado e de seus concorrentes. Voltemos à Kodak, um ponto chama a atenção na sua história. A tecnologia da fotografia digital foi desenvolvida em seus laboratórios e já era de domínio da empresa muito antes da sua popularização. Entretanto, a Kodak tentou ofuscá-la para não afetar o mercado que ela dominava. Ela não anteviu que os concorrentes iriam ofertar a tecnologia superior quando tivessem acesso a ela. O restante da história já conhecemos.

Alguns mercados são altamente complexos em função da velocidade de inovação, como o mercado de tecnologia. Nessa situação, analisar o mercado e seus concorrentes de uma forma ampla, não somente como conhecemos atualmente, pode ser fundamental para a sobrevivência. A Microsoft já foi a maior empresa de tecnologia do mundo e vem disputando a participação com novos players. Sua dificuldade em lidar com o mobile, que vem crescendo a participação, contribui para corroer sua participação de mercado.

Conquistar participação de mercado implica em análises, estratégias e decisões diferentes das necessárias para se manter na posição de liderança. Nesse último caso as ações para expandir o tamanho do mercado e identificar tendências devem receber maiores investimentos.

Uma marca que vem dedicando grandes esforços para se manter na liderança e se reinventar no novo cenário competitivo é o Mc Donalds. Em 2014 as vendas e os lucros da empresa caíram pela primeira vez nos últimos anos, mas iniciativas estão sendo adotadas:

  • O aumento da penetração de comidas naturais exigiu uma mudança no cardápio da rede com a introdução de frutas e saladas;
  • Estilos de vida mais saudáveis resultaram no Mc Bike (assista aqui);
  • Produtos com menor desembolso foram incorporados ao mix para ampliar o público;
  • A diferenciação não foi esquecida com o lançamento de produtos premium como o ClubHouse, lançado em 23 de fevereiro, e que possui ingredientes que até então inexistentes no cardápio.

A troca de lideranças nos mercados sempre acontecerá, mas cabe às organizações as atitudes proativas para continuar nessa agradável posição.

*Artur Motta é diretor de Consultoria da GS&AGR Consultores

Postagem anterior

Consumo online de vídeos em ritmo fast forward

Próxima Postagem

É coisa nossa!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

É coisa nossa!

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.