Os trabalhadores em home office têm hábitos de compra distintos de quem trabalha fora, sendo que o primeiro grupo mostra-se mais ecologicamente consciente. É o que aponta um novo estudo da PwC, denominado Global Consumer Insights Pulse Survey, com 8.681 consumidores de diferentes países, divididos em 22 territórios.
Segundo o estudo, mais de 60% dos consumidores que trabalham em home office compram produtos com embalagens ecológicas ou com menos embalagens e 61% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos. Entre os que trabalham fora, os índices caem respectivamente para 55% e 50%.
O estudo sobre hábitos e comportamento de compra e sobre como as pessoas se transformaram nos últimos seis meses em relação à consciência ecológica e à digitalização revelou que 50% dos consumidores globais já estão preocupados com o meio ambiente. O índice é maior em países como Indonésia (86%), Vietnã, Filipinas (74%) e Egito (68%).
Negócios locais e varejistas independentes
Os resultados também destacam que compras locais tornaram-se fator-chave para a sustentabilidade do varejo. Ao todo, 52% dos consumidores ouvidos no estudo disseram agir “de forma deliberada para apoiar mais negócios locais e varejistas independentes”.
Do ponto de vista etário, o trabalho indicou que a geração dos millennials adota mais fortemente comportamentos ecológicos, enquanto a geração Z demonstra mais aspirações do que ações, sendo superada pela geração X em termos de consciência ecológica.
“A evolução de comportamentos de consumo mais digitais e ecológicos mostra como a pandemia está mudando a equação para as indústrias de consumo. Com os jovens mais otimistas quanto ao futuro, veremos a influência desses novos comportamentos e hábitos no nosso retorno ao trabalho”, diz Sabine Durand-Hayes, líder global de Mercados de Consumo da PwC.
Propósito das marcas
A pesquisa também indicou maior preocupação com o “propósito” das marcas, sobretudo na forma como elas comunicam-se com o consumidor. Por outro lado, além de questões ambientais, existem outros aspectos importantes para os consumidores ouvidos, como a preferência por experiências digitais de compra confiáveis e eficientes.
Mais da metade (51%) dos consumidores identificou-se como “digital”, enquanto o celular e os smartphones foram a plataforma preferida de 39% dos entrevistados para compras online. Para os consumidores, entrega rápida e confiável e disponibilidade dos produtos são fatores igualmente importantes nas compras online, assim como uma boa política de devolução.
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