Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Depois de três anos, Penalty volta a fabricar na Argentina

Empresa vai produzir calçados e itens de confecção em três plantas no país vizinho

Redação de Redação
13 de agosto de 2021
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A fabricante brasileira de artigos esportivos Penalty decidiu que retomará a operação na Argentina, três anos depois de ter suspendido a produção no país. O valor do investimento não foi divulgado, mas marca um movimento importante do Grupo Cambuci, dono da marca, após passar, há poucos anos, por uma reestruturação financeira para redução de dívidas.

Por lá, a produção será de calçados e itens de confecção, como meias esportivas. Serão três plantas na Argentina: uma em Chivilcoy, na Província de Buenos Aires, e as outras duas nos bairros Agronomía e Olivos, ambos na capital argentina.

A decisão de abandonar a produção na Argentina, em 2018, se deu por causa da crise econômica vivida pelo país vizinho, que tornou os resultados locais da empresa “insuficientes”, conforme apontam demonstrativos financeiros do Cambuci na época. Nos últimos anos, a empresa seguiu atuando na Argentina – com operação liderada por Emerson Shiromaru -, mas com produtos importados do Brasil.

Sinal positivo

O retorno à produção na Argentina, país amante do futebol como o Brasil, traz um sinal positivo de que a empresa está conseguindo se reerguer, após ter atravessado anos difíceis, diante de queima de caixa e dívidas em ascensão.

Na época, para colocar a casa em ordem, a empresa teve de passar por um ajuste da operação, o que incluiu forte redução de custos e um reestruturação das dívidas. Foi nesse período que definiu que iria interromper sua operação na Argentina e no Chile.

Em 2019, os resultados começaram a melhorar, até que chegou a pandemia, com clubes e áreas esportivas fechadas.

Ainda assim, os resultados começam a ganhar um fôlego. Nos primeiros seis meses do ano, o grupo faturou R$ 81,7 milhões, crescimento de 32% na relação anual. A empresa, contudo, tem registrado prejuízo pelos efeitos da pandemia. De janeiro a junho deste ano foi de R$ 1,8 milhão – ante perda de R$ 10 milhões no mesmo intervalo do ano passado.

O Grupo Cambuci detém também a marca Stadium, focada em produtos para outros esportes, visto que a Penalty concentra material para a prática de futebol. A Cambuci é uma empresa de capital aberto na Bolsa brasileira. No ano, registra desvalorização das ações de cerca de 12%, com sua ação fora do radar dos investidores.

Além dessa fábrica na Argentina, a Penalty tem três unidades fabris no Brasil. Uma é dedicada à produção de calçados e caneleiras, na Paraíba, e duas ficam na Bahia: uma produz bolas de futebol e a outra, meias e linhas elásticas.

A Penalty, que já estampou a camisa de diversos clubes de futebol, não tem mais esse tipo de contrato. O último, com o São Paulo Futebol Clube, encerrou-se em 2015. Agora, os patrocínios no esporte se concentram apenas em atletas.

O presidente da Corporate Consulting, Alberto Paiva, diz que o ambiente competitivo para as companhias nacionais no setor esportivo é muito desafiador, em um mercado dominado por gigantes globais como Nike, Adidas e Puma. “O mercado esportivo vive a base de patrocínio, algo que tem preço extremamente alto”, diz Paiva.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Os desafios da comunicação multicanal com o consumidor

Próxima Postagem

Jadlog amplia investimentos em infraestrutura e reduz prazos de entrega

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Jadlog amplia investimentos em infraestrutura e reduz prazos de entrega

Jadlog amplia investimentos em infraestrutura e reduz prazos de entrega

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.