A Visa anuncia um novo marco para suas soluções digitais nos países da América Latina e do Caribe: em junho de 2021, a empresa registrou um índice de adoção de 25% para pagamentos por aproximação com credenciais da marca na região, o que significa que uma em quatro transações presenciais já é por aproximação.
Além disso, cinco países ultrapassaram a marca de 50% de adoção da modalidade: Chile, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Bermuda, enquanto mercados como Peru e Colômbia seguem pelo mesmo caminho, com mais de 40% de penetração para esse tipo de pagamento.
No Brasil, o uso desta forma de pagamento cresceu cinco vezes mais, considerando o período de junho de 2020 ao mesmo mês de 2021, representando 14% de penetração entre todos os pagamentos com credencial Visa.
A maior penetração dos pagamentos por aproximação foi no Distrito Federal, que alcançou a marca de 32% em junho deste ano, versus 9,7% há 12 meses. Em seguida aparecem Santa Catarina (22,7% versus 4,8%), Paraná (18,8% versus 3,7%), Mato Grosso (18,7% versus 3,4%) e São Paulo (17,5% versus 3,4%).
Segmentos de destaque
Os segmentos que se destacaram com maior número de transações por aproximação no intervalo avaliado pela Visa foram: fast-food, restaurantes, padarias, lojas de conveniência, supermercados e postos de gasolina, nesta ordem.
“Quando embarcamos nessa jornada de transformação com os pagamentos por aproximação, em 2018, realmente acreditávamos que a migração para as transações sem contato e sua tecnologia subjacente poderia catalisar a próxima geração de pagamentos em nossa região”, conta Ricardo Tafur, vice-presidente de Produtos de Consumo da Visa América Latina e Caribe. “A pandemia certamente acelerou os esforços que já estávamos realizando e, de junho de 2019 a junho de 2021, a penetração dos pagamentos por aproximação cresceu de 4% para 25% em nossa região”, complementa.
Imagem: Envato