A Kopenhagen acaba de inaugurar uma loja-conceito no bairro do Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. A unidade, localizada na esquina das ruas Clodomiro Amazonas e Horácio Lafer, é a primeira da rede em modelo híbrido com a cafeteria Kop Koffee. O investimento foi de R$ 2 milhões.
Logo na entrada da loja, o cliente pode viver uma experiência inusitada: uma réplica da primeira conchadeira (uma espécie de batedeira da massa do chocolate) adquirida há 93 anos pelos fundadores da empresa conta em primeira pessoa a história da marca, que teve início em 1928.
Seguindo o fluxo de experiências da loja, o consumidor pode fazer o uso de um totem de autoatendimento, que tem linguagem fluída e rápida. Em apenas alguns cliques a pessoa pode fazer o seu pedido e retirá-lo. Nessa área da loja e seguindo a mesma esteira de autoatendimento, fica o espaço de Click & Collect, para quem fez a compra via e-commerce e optou por retirar direto na loja. Há também atendimento personalizado e presencial.
“Não queremos em absoluto que a nossa experiência tecnológica roube o brilho do atendimento humanizado que faz parte da nossa essência como marca. Muito pelo contrário. Na realidade queremos que, mesmo por vias digitais, o nosso cliente viva uma experiência diferenciada e que fortaleça o vínculo que ele possui com a Kopenhagen”, explica a diretora-executiva Maricy Gattai.
Área para pedidos via delivery
A loja possui também uma área específica para os pedidos feitos via delivery para que o fluxo de entregadores não congestione os caixas da loja e para que as encomendas sejam despachadas com mais cuidado e agilidade.
A plataforma de saudabilidade Kopenhagen, a SoulGood, ganhou um espaço de destaque na loja com um toque high-tech, o Lift & Learn, onde o consumidor pode saber mais sobre os produtos e conhecer o conceito da linha por meio de telas interativas.
Seguindo um projeto arquitetônico com foco na fluidez da experiência de compra dentro da loja, a área de mil delícias, onde o cliente pode montar o seu próprio mix de produtos, foi desenvolvida para se estender por grande parte do ambiente.
A cafeteria Kop Koffee ganha um destaque, com uma vitrine sortida e balcão para refeições rápidas, iluminado com luminárias exclusivas que fazem alusão a uma Língua de Gato, um dos best-sellers da marca.
Customização de presentes
A loja possui ainda uma área de customização de presentes com fitas, embalagens e cartões e, a criançada pode desfrutar de um espaço dedicado à linha Lingato. Com ambientes de decks, a expectativa é que a loja vire point para happy hours e, pensando nisso, foi criado um corner específico para a movimentação de um DJ.
“Manter uma marca de 93 anos sempre jovem e contemporânea, sem perder a essência lúdica do elo emocional que traduz a verdade da Kopenhagen juntos ao seu público fiel, é sempre um desafio, mas eu acredito que essa loja condensa bem essa nossa necessidade de aliar o lado icônico e proprietário de Kopenhagen, com esse viés mais high-tech e antenado com as expectativas de consumo do nosso cliente que segue sendo exigente e que espera que sejamos sempre precursores, protagonistas e inovadores”, garante Maricy.
A Kopenhagen segue em expansão e, ainda em 2021, deve inaugurar mais 70 lojas. “Temos vivido um momento ímpar de aceleração na companhia, fruto do trabalho coeso e sólido que desenvolvemos nos últimos meses junto aos nossos franqueados, que nos permitiu uma transformação ágil e que tem nos feito crescer, no acumulado do ano, 20% em relação à 2019. Tivemos uma Páscoa com performance recorde, mesmo com as lojas fechadas, e temos tido um crescimento bastante linear e constante, com picos relevantes nas datas sazonais, o que nos faz acreditar que vamos fechar o ano com o melhor Natal de todos os tempos. Nossa expectativa é terminar 2021 com um faturamento na ordem de R$ 1,75 bilhão”, revela Renata Vichi, CEO do Grupo CRM que detém as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee.
A nova loja Kopenhagen conta com um espaço instagramável e em todo canto é possível obter insights de conteúdos sobre a marca, mais uma estratégia que foi usada para que, além de consumir cafés e chocolates, o cliente também possa se sentir tentado a fazer vários cliques e posts especiais sobre Kopenhagen e Kop Koffee nas redes sociais.
“Atualmente as redes sociais e o marketing de influência são ferramentas poderosas de conversão e awareness da Kopenhagen. Explorar o poder de influência dos nossos clientes foi uma premissa na construção do projeto da flagship. Nossa expectativa é que cada cliente que passar pela loja tenha a função de disseminador da mensagem e seja essencial no poder de influência, incentivando outras pessoas a viverem as experiências únicas da nossa loja conceito”, finaliza Felipe Padilha, gerente de Marketing Kopenhagen.
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