Organização social que tem como objetivo promover a tração de investimentos para São Paulo, a InvestSP tem investido em escritórios nos principais pontos econômicos do mundo para ajudar as empresas brasileiras e os investidores estrangeiros a olharem para São Paulo como um grande mercado, seja de produção, seja de importação. O escritório em Xangai, na China, aberto em 2019, foi essencial para fazer a conexão com a Sinovac para o desenvolvimento da vacina contra a covid-19, a Coronavac, que começou em janeiro de 2021.
“O escritório em Xangai nos permitiu estabelecer uma relação de confiança com os chineses mesmo com todos os bloqueios e quarentenas. Isso foi importante tanto na parte contratual, quanto na logística”, afirma Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP, durante participação no Latam Retail Show, principal evento do varejo na América Latina, que aconteceu de terça (14) a quinta (16) e teve cobertura especial da Mercado&Consumo.
O Insituto Butantan, parceiro da Sinovac para a produção da vacina no Brasil, é uma das 40 empresas atendidas pelo escritório da InvestSP em Xangai. A Natural One, a Zancheta Alimentos e o Itaú são outras empresas com atendimento.
Segundo Junqueira, o atendimento pode ser feito em dois níveis diferentes: a empresa pode ter uma assinatura para obter apenas informações de mercado ou contratar um profissional exclusivo para executar ações para a sua empresa. Junqueira destacou também a aproximação com o grupo Alibaba para que eles estabeleçam sua operação de uma maneira mais efetiva no Estado de São Paulo.
Outros polos
Além da China, a InvestSP abriu um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes, em fevereiro de 2020. De olho no continente europeu, em junho de 2021, foi aberto um escritório na Alemanha, em Munique. E no próximo dia 2 de dezembro será a vez de Nova York, para atender todo o continente norte-americano – Canadá, Estados Unidos e México.
Os escritórios, explica Junqueira, são 100% financiados pelo setor privado, com um compromisso de, no mínimo, dois anos para que se possa estabelecer estratégias e ampliar as relações econômicas. “É preciso se apresentar para o mundo porque você só é reconhecido quando é conhecido. Esse é o papel da InvestSP nessa internacionalização”, afirma.
Imagem: Bigstock