As buscas por passagens aéreas para cidades dos Estados Unidos aumentaram até 353% no começo desta semana, quando a Casa Branca anunciou que, a partir de novembro, o país receberá viajantes internacionais totalmente vacinados contra Covid-19, o que inclui os brasileiros. Segundo levantamento da plataforma Kayak, com a expectativa da reabertura, as cidades que tiveram maior crescimento de buscas foram Newark (+353%), Fort Lauderdale (+341%), Orlando (+281%), Chicago (+273%) e Miami (+247%).
O Estado da Flórida é o mais procurado pelos brasileiros, com três cidades (Fort Lauderdale, Orlando e Miami) entre as mais pesquisadas, seguido da Califórnia, com dois destinos (San Francisco e Los Angeles). Para Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil, a reabertura dos EUA é fundamental para o cenário turístico.
“Essa é uma notícia muito boa para o turismo. Os Estados Unidos são um país importante para o mercado de viagens por ser um dos destinos principais para os turistas e por ser especialmente querido dos brasileiros. A reabertura deve aquecer ainda mais o setor que vem retomando as atividades gradualmente, além de dar perspectivas otimistas para 2022”, comenta Gustavo.
O levantamento foi feito com base nos voos saídos do Brasil para aquele país. Os dados são de buscas e preços no período entre 20 e 22 de setembro de 2021, logo após o anúncio da reabertura.
Quanto aos valores de passagens, o levantamento mostra que o preço médio das viagens a Orlando é R$ 3.570; a Los Angeles, R$ 3.777; a Miami, R$ 4.163; e a Nova York, R$ 4.138. Na comparação semanal, os preços para Miami subiram 9%, enquanto Orlando, Nova York e Los Angeles recuaram 4%, 2% e 4%, respectivamente.
NRF volta a ser presencial
Também nesta semana, quase paralelamente ao anúncio da reabertura, a National Retail Federation (NRF) anunciou que o Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, voltará a ser realizado de forma presencial em 2022. A última edição presencial da feira da NRF, que ocorre na cidade de Nova York, dos EUA, e atrai centenas de brasileiros, foi em janeiro de 2020. De lá para cá, por causa da pandemia de covid-19, a federação que representa o varejo daquele país tem promovido diversos eventos online.
“Por mais de um século, a NRF tem sido os olhos e ouvidos do setor de varejo. Não importa o que o mundo tenha jogado sobre nós, a NRF está lá para unir, orientar e fornecer percepções críticas para líderes, motivadores e criadores de todos os tipos. Como principal voz do varejo, a NRF é a única organização capaz de reunir toda a comunidade varejista”, disse comunicado divulgado à imprensa.
O Retail’s Big Show será realizado no centro de convenções Jacob K. Javits entre os dias 16 e 18 de janeiro do ano que vem. A expectativa é reunir quase 30 mil varejistas, fornecedores e especialistas do setor e mais de 700 expositores. Haverá, ainda, mais de 100 sessões e 60 demonstrações de produtos.
Segundo a NRF, a lista dos palestrantes inclui Corie Barry, CEO da Best Buy; Mike George, presidente e CEO da Qurate Retail; Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM; Patrice Louvet, presidente e CEO da Ralph Lauren; Sebastian Siemiatkowski, CEO e cofundador da Klarna; Sumit Singh, CEO da Chewy; Jennifer Steinmann, líder do mercado global ESG da Deloitte; e Steven Williams, CEO da PepsiCo Foods América do Norte.
Imagem: Envato