A rede de franquias de roupas e acessórios para bebês e crianças Tip Top, que possui mais de 125 unidades no País, tem apostado na abertura de lojas de rua. A marca também acaba de ser reformulada: a rede mudou toda a sua identidade visual, do logo ao projeto das lojas.
Durante a pandemia, 18 unidades foram inauguradas. A meta é abrir 40 lojas ao longo dos próximos meses e o foco está em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Natal (RN), Piracicaba e Marilia (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Salvador (BA), Vitória (ES) e Campos dos Goytacazes (RJ). “É claro que não descartamos oportunidades em diferentes localizações, desde que com mais de 100 mil habitantes”, afirma Rogério Morais, gerente de Expansão da Tip Top.
A empresa oferece três formatos de loja: tradicional (com roupas e acessórios infantis), mega store (especializada em carrinhos, cadeirinhas e enxovais, além das roupas) e outlets (ofertando coleções passadas). O investimento inicial é a partir de R$ 300 mil.
“A pandemia nos mostrou um grande interesse por parte dos franqueados em abrir lojas de rua, o que nos deixou bastante surpresos”, revela Morais. “A maioria dos nossos pontos de venda está está dentro dos shopping centers, porém percebemos que agora está muito fácil de negociar o ponto de rua. É muito bom, porque também podemos marcar presença em cidades que não possuem shoppings”, comenta.
Tip Top redesenha a marca
Paralelamente ao processo de expansão, em 2020, à beira de completar 70 anos de vida, a Tip Top, com o apoio de um time de experts em branding e varejo, observou o mercado, a concorrência, a própria história, as características da marca, conversou com os consumidores e olhou para as lojas. “Tudo isso para entender como a marca se posiciona no mercado e ter insights de como ela poderia se posicionar, levando em conta a razão de sua existência”, explica Daniela Boll, head de Marketing da Tip Top.
Como consequência, mudou toda a sua identidade visual. Do logo ao projeto das lojas, tudo foi completamente repaginado. Os balõezinhos símbolos da marca continuam presentes. Para Daniela, eles “ressaltam coisas boas da infância, como festa, brincadeira, sonho e felicidade”. Algumas das lojas da rede, como a do Shopping Bourbon, em São Paulo, já aderiram ao novo padrão visual.
Outra mudança da Tip Top no início da pandemia foi a implantação da venda omnichannel. A tendência, já popularizada em grandes redes, traz a vantagem da venda multicanal possível tanto para consumidores quanto para franqueados que aderiram à modalidade de venda.
“Se o comprador está no Rio de Janeiro e realizar uma compra em nosso e-commerce, o pedido pode tranquilamente sair da Bahia, por exemplo. Assim, trabalhamos com um estoque único, em parceria com o franqueado, e todo mundo sai ganhando: franqueadora, franqueado e, principalmente, o cliente, que vai receber o que ele quer e não vai sofrer com falta de estoque”, explica Vivian Koch, head de E-commerce da Tip Top.
Imagem: Divulgação