Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Tombo nas vendas no varejo deve ter impacto no PIB de 2021 e 2022

Após quatro taxas positivas, volume de vendas caiu 3,1% em agosto

Larissa Féria de Larissa Féria
6 de outubro de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Tombo nas vendas no varejo deve ter impacto no PIB

O volume de vendas no varejo recuou 3,1% em agosto, na comparação com o mês anterior, segundo Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (6) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa foi a primeira queda do setor após quatro taxas positivas consecutivas e veio muito pior do que as estimativas do mercado financeiro, que esperavam alta de 0,7%.

“A leitura preliminar dos dados é muito ruim e devemos rever o PIB de 2021 e 2022 para baixo”, afirma André Perfeito, economista-chefe da corretora de valores Necton.

Para o especialista, a mistura de inflação persistente com atividade fraca irá jogar ainda mais pressão sobre a economia. “Haverá mais pressão para a classe política tentar ‘fazer algo’, o que pode gerar ruídos ao longo dos próximos dias. Isso torna a dinâmica se torna mais desafiadora”, diz.

No ano, o comércio varejista acumula alta de 5,1%, com crescimento de 5% nos últimos 12 meses. Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultado negativo. Apenas tecidos, vestuário e calçados (1,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,2%) tiveram variação positiva.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas recuou 2,5% em agosto. A atividade de veículos, motos, partes e peças registrou variação de 0,7%.

Inflação impacta venda de alimentos

A disparada da inflação, que fez subirem os preços dos alimentos, teve forte impacto no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com recuo de 4,6% frente a agosto de 2020. Essa foi a sétima taxa negativa consecutiva nessa comparação.

Já o setor de material de construção, que não foi tão impactado pela pandemia, teve sua segunda taxa negativa após 13 meses, com queda de 7,1% em relação a agosto de 2020. O acumulado no ano até agosto (12,8%) mostra diminuição no ritmo de vendas frente a julho (16,6%). O acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 19,1% em julho para 15,9% em agosto, também desacelerou.

Imagem: ShutterStock

Postagem anterior

Cacau Show vai lançar plataforma de viagens online, a Chocotour

Próxima Postagem

Empresas aéreas adotam vacinação obrigatória contra covid entre seus funcionários

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo
Gestão

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano
Varejo

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Varejo

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel
Economia

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3
Economia

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero
Foodservice

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Brasil terá em maio 4 milhões de doses do Covax Facility

Empresas aéreas adotam vacinação obrigatória contra covid entre seus funcionários

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Las emociones que definirán el comportamiento del consumidor en 2027

2 de junho de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

The emotions that will define consumer behavior in 2027

2 de junho de 2025
Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.