Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice: apostar de novo ou vender a operação?

Cristina Souza de Cristina Souza
12 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Foodservice: apostar de novo ou vender a operação?

Pressão constante, adaptação às novas regras em tempo real e desafios financeiros como nunca vivenciados. Não, isso não é o enunciado de um reality show. Esse é um resumo do que foi a vida dos empresários do setor de alimentação em 2020 e segue ainda em 2021.

Todo contexto tem sempre um “mas”. Vamos a eles. Mas houve gente que compreendeu que digitalizar o atendimento no salão lhe permitiria reduzir em 25% sua mão de obra. Mas, para outros, ficou claro que foco e precisão podem gerar mais resultados, então foi possível pivotar e criar dark kitchens, otimizando o modelo. Mas alguns empresários nunca foram tão abertos às mudanças, aprenderam, trocaram experiências e se integraram.

É possível passar o dia listando situações que de alguma forma foram positivas ou podem ser encaradas como alavanca para a evolução dos negócios. Porém, o fato é que muitos ficaram pelo caminho e, entre os que seguem, há o questionamento se ainda vale a pena.

Eu trabalho em foodservice desde 1997 e me mantenho otimista. A importância do papel dos negócios de alimentação para a nossa sociedade é imensa e só tende a ser ampliada.

Mulheres e homens em home office ou no office precisam de apoio para se alimentar e fazer seu tempo render ante as metas e desafios, crianças na escola precisam construir hábitos alimentares saudáveis, pessoas hospitalizadas precisam de alimentação de qualidade para sua recuperação e todos precisamos de integração e reconexão após esse período tão crítico vivido.

E o remédio para isso é estar ao redor de uma mesa. De bar, cafeteria, sorveteria, restaurante, o que for! São experiências únicas e memoráveis.

Mas, voltando à pergunta que deu origem a esse artigo, minha resposta é: se você seguiu até aqui, é do ramo, gosta de gente, é apaixonado pelo significado que a alimentação tem para as pessoas e quer continuar o seu legado, não venda!

Segundo projeções da Mosaiclab, unidade de pesquisa da Gouvêa Ecosystem, para o Instituto Foodservice Brasil, é possível que em 2022 o mercado de foodservice brasileiro recupere na totalidade o faturamento registrado em 2019 (R$ 215 bilhões). Caso não tenhamos novas e severas ondas causadas por mutações do vírus e caso as previsões do PIB se confirmem, a partir do atingimento dos números de 2019 o setor seguirá em rota de crescimento pelos próximos quatro anos.

Decidir por se manter nesse mercado não significa fechar-se em concha e amargar os passivos do período. Não! A hora é de se fortalecer e continuar crescendo de maneira inteligente. Existem investidores que já compreenderam que negócios de alimentação são ricas formas para nutrir seus ecossistemas e querem fazer parte.

É possível criar formatos associativos com outras marcas/empresas com o objetivo de ampliar sua eficiência em gestão (compras, pessoas, processos produtivos).

As indústrias e distribuidores oferecem pacotes de apoio tanto para estimular consumidores quanto para apoiar a otimização de custos no negócio.

Se você possui um negócio estruturado e replicável, você pode atrair sócios investidores que não desejam atuar diretamente no negócio, mas que pagarão pelo recall de branding já desenvolvido por você, além de te apoiarem nessa aceleração.

Lembre sempre da felicidade que as experiências proporcionadas pelo seu negócio levam à vida das pessoas. Siga em frente! Se precisar de ajuda, conte conosco!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejista de artigos esportivos Decathlon lança programa de aceleração de carreira

Próxima Postagem

Supermercado online Merqueo une compra a entretenimento com Merqueo Stories

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Supermercado online Merqueo une compra a entretenimento com Merqueo Stories

Supermercado online Merqueo une compra a entretenimento com Merqueo Stories

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.