Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Utilização da tecnologia na relação com os consumidores

Redação de Redação
15 de julho de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Pontos comerciais, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

Quando visitamos shopping centers no Oriente Médio, na Ásia, nos Estados Unidos ou na Europa, voltamos sempre com a sensação de que aqui no Brasil não estamos muito distantes do que se pratica lá fora. Existe, porém, um aspecto que ainda se vê pouco por aqui: as mídias digitais e o uso mais intenso da tecnologia, na relação com os consumidores.

No Brasil, ainda vemos muita mídia off-line (adesivos, banners e cartazes) e as interações com as ofertas dos lojistas ainda são muito tímidas. Efetivamente, os shopping centers ainda não são vistos pelos grandes anunciantes e publicitários como mídia. Consequentemente, o faturamento desta frente de negócios acaba sendo muito pequeno e pouco representativo dentro do composto financeiro dos centros comerciais.

Num momento onde este mercado sofre uma de suas maiores crises, com vacância e inadimplência em alta e receitas em baixa, torna-se prioridade buscar novas fontes de receitas e a intensificação da captação de mídia torna-se a grande frente a ser investida. Neste movimento, as mídias digitais abrem grandes oportunidades nesta área. Na comparação com a mídia estática, o digital consegue anunciar uma quantidade infinitamente maior. Sendo assim, ela tende a se torna muito mais acessível para os lojistas.

Segundo uma pesquisa recente da ABRASCE, entre os pontos positivos de se anunciar em shopping center estão a percepção  de um local físico e de um momento ideal para alcançar o target da marca, porque as pessoas estão relaxadas, passeando e dispostas a comprar. É o momento ideal para anunciar, pois o produto anunciado está disponível para compra no mesmo local em que é promovido.

Com o digital, o shopping ganha uma plataforma bastante apropriada para expandir esta tecnologia a seus clientes. Aplicativos mobile, associados a beacons  (aparelhos de proximidade que emitem informações, por meio de bluetooth, diretamente aos smartphones cadastrados) que por sua vez estejam conectadas à diretórios e as telas digitais podem alterar totalmente a experiência de consumo dos frequentadores de shoppings.

Imagine a seguinte situação:

Em casa, você acessa o aplicativo do seu shopping preferido e verifica quais as ofertas especiais estão disponíveis no dia. Chegando lá, o aplicativo mostra as vagas de estacionamento que estão livres. Mostra também a localização das lojas e navega até o local desejado. Ao chegar próximo, recebe uma nova oferta especial no seu smatphone, onde o lojista elegeu algumas ofertas de última hora, baseado no nível do seu estoque. Ao sair da loja, passa em frente de um monitor digital e recebe uma oferta de uma refeição da praça de alimentação.

Lojistas, shopping e clientes tendem a ficarem mais integrados e, consequentemente, todos  podem sair ganhando, gerando mais vendas.

Porque o omnichannel é relevante?

72% de compras online depois de navegar na loja

50% de todas as vendas de varejo é  INFLUENCIADO PELO DIGITAL (“SHOWROOMING”)

78% comprou na loja depois de navegar online (“WEBROOMING”)

*Marcos Hirai ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BGH Retail Real Estate

Postagem anterior

Shoppings: as novas ancoragens

Próxima Postagem

Cliente – Atender bem para não perder muito!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem

Cliente - Atender bem para não perder muito!

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Visa lança empresa para impulsionar inovação em soluções digitais de movimentação financeira

Visa lança Visa Conecta com foco em inovação em soluções de movimentação financeira

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.