Atenta à adesão dos consumidores a pequenos negócios de vizinhança, tendência acelerada pela pandemia e pela busca de conveniência, a bandeira de mercados de bairro Casa Macre, fundada em 2018 no estado do Pará pelo Grupo Macre, um dos líderes do varejo da região, passou a atuar no modelo de franquias.
Com foco em um formato mais enxuto de loja, a nova operação já conta com três unidades em operação e a ideia é ganhar mais capilaridade em breve. Junior José Boeri, presidente do Grupo Macre, observa que a empresa já vinha buscando atender os clientes de forma familiar, mas com sortimento satisfatório e preço justo. “Para atingir esse objetivo, o modelo de franquia é o que melhor se encaixa”, acredita.
O projeto foi formatado pelo Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de negócios. Lyana Bittencourt, CEO do grupo, explica que o objetivo é estabelecer conexões entre as lojas e os moradores e pessoas que frequentam o bairro, valorizando o comércio local e humanizando esse tipo de negócio.
Empresas locais
“É cada vez maior a busca por negócios que estejam próximos do consumidor. No Google, pesquisas por empresas locais cresceram mais de 80% no último ano. As principais pesquisas incluem os termos ‘empresas locais perto de mim’ e ‘como apoiar empresas locais’ – o que demonstra uma alta valorização da proximidade e do relacionamento com as comunidades”, afirma.
Lyana destaca que os negócios que tenham planos estruturados para estarem próximos da comunidade e se relacionarem com os clientes serão cada vez mais valorizados.
Com mais de 40 anos de história, o Grupo Macre surgiu em 1981, em Diamantino (MT), e a partir 2007 expandiu sua atuação para Parauapebas (PA). Por sua vez, o Grupo Bittencourt, que hoje é especializado em “ressignificação de negócios”, exibe no portfólio de clientes já atendidos nomes como Arezzo, Reserva e Vivo.