O Grupo Trigo, dono de Spoleto, Koni, LeBonton e Gurumê e uma das maiores redes de foodservice do Brasil, anuncia a aquisição da empresa paulista TrendFoods, detentora das marcas China in Box e Gendai, entre outras, com forte atuação no segmento de culinária asiática, por meio de restaurantes e delivery.
Atuando desde 1992 e pioneira com seu sistema de entregas, a TrendFoods tem 192 lojas espalhadas pelo Brasil em um sistema de franquias que se mostrou resiliente durante a pandemia, apresentando crescimento de vendas em 2020 e 2021.
A consolidação das duas empresas impulsiona a previsão do crescimento de faturamento da rede de restaurantes em mais de 100% do Grupo Trigo em 2022 e forma o maior grupo de franquias e restaurantes que oferece o que a empresa chama de “comida de verdade” no País.
O Grupo Trigo tem forte atuação no mercado nacional e tem acelerado o desenvolvimento de empresas adquiridas tanto em pontos físicos quanto no ambiente digital. O delivery hoje representa 40% do faturamento do grupo e deverá representear 51% em 2022.
Em 2021, o faturamento dos restaurantes do Grupo Trigo deve fechar em R$ 690 milhões e esse número deve chegar, em 2022, à marca de R$ 1,4 bilhão com a nova aquisição e a retomada, já em curso, do faturamento da rede Spoleto ao patamar de 2019, melhor ano da rede, e o forte crescimento da rede de fine dining Gurumê.
O grupo controla toda a cadeia de produção de seus restaurantes e aposta na empresa otimizada por meio de ferramentas de gestão, controle, fabricação, distribuição e fidelização do cliente. Já fez investimentos em algumas empresas de tecnologia e criou ferramentas exclusivas de atendimento em ponto de venda (GCom, totem de autoatendimento), gestão de delivery (QquiQ), logística (Box Delivery) e análise de informação e pesquisa.
30 novos restaurantes em 2022
O Grupo TrendFoods deixa de existir e suas marcas passam a integrar o Grupo Trigo. O executivo da TrendFoods Carlos Sadaki continuará na sociedade atuando como diretor das marcas China in Box e Gendai, sendo responsável pelas áreas de Marketing, Franquias e Operações Próprias.
No plano de expansão, estão previstas, principalmente, novas lojas do China in Box, em praças onde ainda não estão presentes, e do Gurumê, única marca com apenas restaurantes próprios. Com a união dos negócios, a empresa passa a contar com 600 restaurantes e espera abrir pelo menos 30 novos restaurantes em 2022.
A fusão integra a operação das duas empresas, fortalecendo o poder de negociação das marcas, no que diz respeito a insumos, logística, contratos de aluguéis e investimento em marketing. “Nos tornamos o maior grupo de ‘comida de verdade’ do franchising nacional, um dos maiores operadores de comida asiática do mundo e seguimos com o nosso propósito de democratizar a boa culinária”, diz Tom Moreira Leite, presidente e sócio do Grupo Trigo.
Além dos 600 restaurantes físicos, as duas empresas somam 406 pontos de vendas de marcas 100% digitais. “Nosso crescimento tem como pilar o acesso à boa gastronomia com preço justo, mas também está sustentado no desenvolvimento de pessoas e partnership, muito investimento em tecnologia, na cultura da inovação e do empreendedorismo”, complementa Tom.
A fábrica, em Volta Redonda (RJ), e a Distribuidora Magazzino, pertencentes ao Grupo Trigo, têm capacidade para absorver as novas produções e prestar serviço para todos os restaurantes da nova companhia, que contará com cerca de 1100 colaboradores.
Imagens: Divulgação