Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Semana do Varejo com Causa vai debater sobre o papel social das empresas

Líderes de grandes redes vão debater como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria

Redação de Redação
3 de novembro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Representantes de grandes redes vão se reunir na Semana Varejo com Causa, de 8 a 12 de novembro, para debater como o varejo pode se mobilizar para apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade. O evento surgiu a partir da realização da pesquisa “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam doações no Brasil” encomendada por Editora MOL, Movimento Arredondar e consultoria Cause.

Feita com 287 empresas, a pesquisa mapeou as ferramentas de doação disponíveis no varejo e a percepção dos consumidores sobre essas iniciativas. Os resultados serão apresentados no dia 8 de novembro, às 9h30, com a participação de Beatriz Bouskela, diretora-executiva do Arredondar; Mônica Gregori, cofundadora da Cause; e Rodrigo Pipponzi, co-CEO da Editora MOL. A mediação será feita por Aiana Freitas, editora-chefe do Mercado&Consumo, que é parceiro de mídia do evento.

Entre as empresas entrevistadas, 42% oferecem alguma ferramenta para doação no ato da compra. É o caso do Burger King, rede de fast-food que oferece o arredondamento da compra por meio de centavos de troco e já arrecadou mais de R$ 3 milhões.

“Acreditamos que é possível garantir o desenvolvimento social, cultural e econômico do país”, diz Iuri Miranda, CEO do Burger King Brasil, que participará de um painel no dia 8 sobre a força da frente de caixa para gerar doações. “Esses centavos podem transformar e promover um futuro melhor para milhares de pessoas no Brasil.”

O arredondamento de troco está presente em 21% das empresas que oferecem ferramentas de doação no caixa. A ferramenta mais popular, entretanto, é o produto social, presente em 28% dos varejos doadores.

Esses produtos serão tema de conversa que reunirá Erasmo Toledo, vice-presidente de Negócios da Natura, e Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas. Entre 2020 e 2021, a rede de lojas de departamento lançou dois livros sociais. Juntos, eles doaram, no total, mais de R$ 280 mil para o hospital do GRAACC, que oferece tratamento oncológico a crianças e adolescentes. “É um prazer enorme que consigamos fazer isso”, diz Borriello.

“Na Pernambucanas, contamos com mais de 14 mil colaboradores no processo de venda.” A empresa contou com a participação de suas equipes para criar os projetos que esgotaram nas lojas em poucos meses.

Opinião dos consumidores

A pesquisa também ouviu 600 consumidores e constatou que, ainda que o governo seja apontado como o principal responsável por solucionar os problemas socioambientais, a responsabilidade das pessoas e das empresas em fazer alguma coisa é vista como muito próxima.

O levantamento mostra, ainda, que 78% dos não doadores declararam que passariam a doar caso existissem mecanismos facilitadores para doações na loja. A maioria dos entrevistados afirma não se incomodar com a abordagem – presencial ou online – para doar ao finalizar uma compra.

“O varejo tem um grande poder de mobilizar e engajar pessoas, e isso também pode ser aplicado para promover a cultura de doação. Acreditamos que essa pesquisa revela que todos os lugares onde há oportunidade de consumo também podem ser lugares onde há oportunidade de doação”, afirma Roberta Faria, co-CEO da Editora MOL.

Combate à miséria e à desigualdade

Entre os consumidores que realizaram doações na hora da compra, há uma maior predisposição a apoiar causas relacionadas ao combate à miséria e à desigualdade (acesso a saneamento básico, fome zero, moradia). A causa animal aparece como a segunda mais popular, seguida de iniciativas relacionadas ao acesso à saúde e ao bem-estar, o que inclui o combate à covid.

A pesquisa estará disponível para download gratuito a partir do dia 8 no site, que também reunirá cases de sucesso de grandes redes como Raia Drogasil, Petz, GOL Linhas Aéreas e outras, além de soluções para que varejos fortaleçam suas ações de impacto social.

Imagem: Divulgação/ACE

Postagem anterior

Geladeiras lideram aumento de preços antes da Black Friday

Próxima Postagem

Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo
Meios de pagamento

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé
Foodservice

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro

Com o fim das restrições, vendas totais no varejo crescem 5% em setembro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.