Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Luiza Trajano: “Consumidor não aceita mais empresas que não sejam diversas”

Executiva participou nesta quarta de painel da 1ª Semana Varejo com Causa, que tem cobertura da Mercado&Consumo

Redação de Redação
10 de novembro de 2021
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Digitail - Luiza Trajano, do Magalu, é eleita uma das 25 mulheres mais influentes do mundo

Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, será uma das painelistas do Digitail

Para as empresas abraçarem a cultura da doação e do impacto social, o papel dos conselhos administrativos é essencial. Sem um conselho diverso em perfis e pensamentos, o risco é que a empresa fique para trás em pautas essenciais do século 21, como a cada vez mais citada sigla ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), e que não entenda seu papel em ajudar a sociedade a superar desigualdades. “O consumidor final não aceita mais empresas que não sejam diversas”, diz Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza e membro do conselho de outras doze entidades.

A executiva participou, nesta quarta-feira (10), da live “A Influência dos Conselhos”, promovida dentro da Semana Varejo com Causa. O evento foi apresentado pelo co-CEO da MOL, Rodrigo Pipponzi, e contou com a participação, ainda, de Cristina Sarian, conselheira das Lojas Marisa e membro do Comitê de Sustentabilidade da Raia Drogasil. A Mercado&Consumo é parceira de mídia do projeto e, além de divulgar as lives todos dias, faz uma cobertura especial do que foi debatido.

Para Luiza Helena Trajano, “os conselhos precisam parar de olhar para o passado. Precisam olhar para questões estratégicas com novas premissas”. A empresária brasileira foi eleita em 2021 uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

Para Cristina Sarian, há barreiras nos conselhos para criar ambientes mais diversos e para convencer que o caminho da empresa precisa passar pelo impacto social, mas é preciso encarar a discordância de pensamentos sem superioridade intelectual. “Precisamos trazer essas pessoas para perto. Se há pessoas com mais resistência, que nos enxergam como idealistas, precisamos conversar, convencer e puxá-las para nosso barco”, analisa.

Espaço dentro dos conselhos

Ambas acreditam que, hoje, o tema do impacto social tem muito mais espaço dentro das empresas e nas conversas dos conselhos. “Uma década atrás, a questão social não era vista como algo que influenciava os resultados e as ações da empresa. Hoje, mudamos isso”, diz Luiza Helena Trajano. “Antes era algo trabalhado na agenda da empresa como culpa. Agora é algo trabalhado diretamente para a geração de valores”, afirma Cristina Sarian.

Nas empresas em cujos conselhos atuam, as executivas têm visto resultados. Em 2019 e 2020, por exemplo, a Marisa promoveu a campanha “Sutiã do Recomeço”, dentro do Outubro Rosa. A marca criou um sutiã especial para mulheres mastectomizadas, com renda revertida para a Sociedade Brasileira de Mastologia. Já a Magalu, em uma campanha que ficou famosa, abordou a violência doméstica e a máxima ultrapassada “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”, vendendo colheres a um preço simbólico cuja renda foi revertida para a ONG Mete a Colher e para o Instituto Patrícia Galvão.

Sobre a iniciativa das empresas de abraçarem causas solidárias e a cultura de doação durante a pandemia, as duas executivas acreditam que houve uma mudança de mentalidade e que os resultados futuros serão positivos. “A desigualdade social ficou escancarada. O empresário brasileiro tomou consciência do seu papel diante da desigualdade. Não acredito que as iniciativas vistas nesse período sejam só uma euforia”, acredita Luiza.

Cristina concorda com ela. “Não tem volta. A pandemia acelerou esse senso de urgência e o papel das empresas diante dos problemas. E acredito que empresas com conselhos diversos têm vantagens. Mulheres trazem novos olhares, trazem a preocupação de se falar mais das questões sociais. E, no mínimo, há uma melhora de representatividade dentro das companhias”, diz.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Embraer firma parceria para levar ‘carro voador’ para a Escandinávia

Próxima Postagem

Senado deve mudar texto, mas avalia que PEC ainda é melhor que ‘plano B’

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal
Foodservice

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete
Logística

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR
Economia

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo
Meios de pagamento

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé
Foodservice

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
PEC

Senado deve mudar texto, mas avalia que PEC ainda é melhor que 'plano B'

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.