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Home Artigos

Inovadoras formas de promover para os Consumidores 5.1

Momentum nº 941

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
29 de novembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovadoras formas de promover para os Consumidores 5.1

Não existem muitas dúvidas que emergiram novos consumidores da pandemia em suas atitudes, expectativas, prioridades e desejos. Para nominar, temos chamado de Consumidores 5.1.

Redefinindo. São os consumidores que evoluíram na esteira da Sociedade 5.0, aquela que sucedeu a Sociedade da Informação e tema do Latam Retail Show de setembro passado, mas que incorporaram novos comportamentos derivados de uma visão de mundo e realidade pessoal impactadas pelo que a pandemia global precipitou.

Como toda generalização é, no mínimo, perigosa, é preciso destacar alguns poucos atributos comuns desse consumidor que tem exacerbado desejo e predisposição à interação como comportamento mais marcante. Talvez o atributo mais marcante e dominante desses emergentes consumidores em nível global e também presente na realidade local.

A China e a Coréia do Sul, os dois maiores mercados globais em termos de participação das vendas por e-commerce no total do varejo, já tinham identificado essa predisposição e incorporado ao seu arsenal de promoção, comunicação e relacionamento novas ferramentas que exploravam essa demanda.

A celebração do Singles’ Day, iniciada pelo Alibaba na China e mais recentemente se espalhando pelo mundo, sempre foi um momento relevante para inovar a comunicação promocional e, em especial, trabalhar o envolvimento dos consumidores por meio de experiências, inovação e interação. E para muito além apenas do preço, mas com lançamento de novos produtos, conceitos e propostas, como foi neste ano o uso metaverso para venda de NFT, non-fungible tokens.

Desta forma quebravam o ciclo do passado da comunicação promocional unidirecional e focada muito apenas na redução de preço.

O desconto promocional do preço continua a ser o mais forte apelo, como se percebe por exemplo nas campanhas atuais do Black Friday, mas as oportunidades para inovar na forma e no conteúdo da comunicação num ambiente dominado pelo digital são cada vez maiores e mais interessantes, especialmente quando podem trabalhar os vetores da interação por meio dos games e opções mais lúdicas e envolventes.

Sempre importante lembrar que o modelo tradicional de redução de preços levou a um processo de quase “deseducação” dos consumidores, em particular no mercado norte-americano, onde o “full price“, ou preço de etiqueta, acabou se tornando uma mera referência para muitos consumidores e varejistas do preço real inicial praticado. Em muitas oportunidades até mesmo produtos recém-lançados já são promovidos desde o momento zero de sua entrada em linha.

Ao tirarem os consumidores da “zona de conforto” de serem apenas receptadores da comunicação promocional e começarem a envolvê-los nos jogos da experiência com shows e outras opções, como Magalu, Mercado Livre, Americanas, Via e outras empresas passaram a fazer, abre-se uma enorme avenida de oportunidades para inovar e diferenciar nas promoções.

Na Back Friday atual também se pôde notar novos elementos sendo utilizados para sensibilizar o interativo Consumidor 5.1, que vão do uso mais intenso e amplo do live commerce aos games, passando também pelos recursos do metaverso e os novos experimentos combinando entretenimento, experiência e envolvimento para além simplesmente da redução de preços.

Vamos assistir a uma ampla transformação do mercado à medida que essas e outras ferramentas são incorporadas ao repertório promocional do varejo e dos seus fornecedores de produtos e serviços. Essa transformação tem o duplo impacto pois, ao mesmo tempo que diferencia e envolve, estabelece também novos padrões comportamentais e eleva o nível de expectativa dos consumidores, criando novas demandas em termos do que e como comunicar.

Isso tem um efeito multiplicador importante nas demandas de profissionais, empresas, recursos e tecnologia e redesenha o mercado futuro, desafiando empresas e negócios a entenderem, incorporarem e também se transformarem em agentes do processo de mudança positiva da realidade.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

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