Na reta final para o Natal, os lojistas do Brás, um dos principais centros de comércio do Brasil, responsável por abastecer o varejo de diferentes pontos do Brasil, se preparam para atender os clientes de última hora. Os shoppings da região vão abrir neste domingo, 19 de dezembro, das 6 às 14 horas.
“Estamos trabalhando para este ser o Natal da superação e recuperação”, diz Gustavo Dedivitis, presidente da Federação dos Lojistas e Atacadistas do Brás (Fevabrás), entidade que estima alta de até 15% nas vendas natalinas deste ano.
“O comércio do Brás é extremamente dinâmico. Os lojistas da região sabem trabalhar com custos enxutos. Neste momento de desemprego e inflação, é excelente termos preços competitivos, mas com produtos de qualidade”, prossegue Dedivitis.
O dirigente lembra que, neste ano, com o avanço da vacinação e a redução de casos de contaminação pelo coronavírus, os lojistas têm mais segurança para trabalhar, ao passo que, no Natal passado, o comércio de todo o Brasil ainda sofria os efeitos das restrições da pandemia de covid-19.
O número de pessoas que frequentam diariamente o Brás nos meses normais é de 400 mil, subindo para 800 mil nas festas de final de ano. número de ônibus com excursões de compradores também chega a dobrar, passando 600 por dia.
Horário ampliado
Para atender esse público, alguns shoppings do Brás estão trabalhando, desde novembro, com horário ampliado: de segunda a sexta-feira, da meia noite até 16 horas, duas horas a mais do que o habitual. Aos sábados, alguns shoppings também ampliaram o horário e começaram a abrir à meia-noite e vão até as 14 horas.
A Fevabrás lembra que, em 2021, comandará a construção de um calçadão na rua Tiers. As obras devem começar em abril de 2022 e serão pagas por comerciantes filiados à entidade. O espaço irá estender-se por cinco quarteirões, entre as ruas João Teodoro e Conselheiro Dantas.
O calçadão terá paisagismo e cobertura para proteger as pessoas do sol e da chuva. “É um projeto de requalificação para o bairro, que proporcionará mais conforto e segurança ao comércio e aos clientes”, ressalta Dedivitis.
Imagem: Edinaldo Maciel / Shutterstock.com