A rede varejista de moda feminina Marisa anunciou a abertura de uma nova dark store, agora em Contagem (MG). Esse tipo de unidade funciona como um ponto de distribuição que atende exclusivamente os canais digitais.
A primeira dark store da rede entrou em operação em Itaquaquecetuba (SP), em fevereiro deste ano, e já precisou ser ampliada, adquirindo a capacidade de armazenar até 500 mil peças, 50% a mais que o número inicial. No primeiro trimestre de 2022, duas novas darks stores da rede serão abertas nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
A nova unidade mineira tem 2.130 m2 e estrutura planejada para armazenamento de até 110 mil peças. O espaço vai agilizar a logística do e-commerce em todo o estado mineiro. Atualmente, a participação da dark store nas vendas dos canais digitais é de 26%. A chegada da unidade mineira vai complementar a rede dedicada ao ship from store, composta por 54 lojas.
Responsáveis pela separação e entrega dos produtos comprados nos canais digitais, as dark stores são instaladas próximas a centros urbanos, permitindo entregas no mesmo dia (same day delivery) ou no dia seguinte (next day delivery). A cada pedido, o e-commerce cruza informações como a disponibilidade do produto, a menor distância e o menor frete para chegar ao cliente com mais agilidade.
Estratégia de omnicanalidade
O modelo, que traz velocidade ao negócio, é peça-chave dentro da estratégia de omnicanalidade da Marisa.
“A dark store foi implementada com o objetivo de atender nossas consumidoras de forma ainda mais rápida e eficiente nas regiões com maior demanda do digital. Com esse modelo existe uma aproximação maior entre produto e cliente, além da otimização do tempo de entrega e redução significativa do custo de frete”, explica Rafael Rocha, diretor de logística e engenharia da Marisa.
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