Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Não basta discutir, é preciso agir

Momentum nº 945

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Não basta discutir, é preciso agir

Nunca se discutiu tanto sobre o momento atual e as perspectivas do futuro próximo. Mérito exclusivo do uso intensivo das redes sociais, onde todos se informam ou são informados em tempo real e se sentem obrigados a ter e a manifestar opinião sobre tudo e todos.

Essa é mais uma consequência da transformação acelerada pelo digital. E as redes sociais estão precipitando a comunicação e o relacionamento multidirecional, em substituição ao quadro do passado, unidirecional, quando líderes, a mídia e as marcas comunicavam e a grande massa lia, ouvia e tinha menos espaço para reagir e interagir.

O Brasil atual aponta para um período difícil à frente, por conta da polarização política institucionalizada, com mais do mesmo no cenário atual, correndo sério risco de se deteriorar.

É inegável que uma análise mais isenta politicamente irá constatar que foram feitos avanços estruturais em muitos aspectos, em especial envolvendo algumas reformas, como Previdência e Trabalhista, aquém de uma visão mais ambiciosa, além de outros aspectos institucionais e econômicos.

Destacam-se também a autonomia do Banco Central e a redução da concentração financeira via mercado até a consolidação do País como exportador global de alimentos, graças aos avanços da tecnologia e da pesquisa ligadas aos temas do agronegócio, mas ainda muito focado em commodities e menos em valor agregado com marcas e canais de distribuição.

São inegáveis evoluções importantes, mas muito aquém do que poderia e deveria ter acontecido no período.

A frustração com o descaminho das reformas Tributária, Administrativa e Política afeta questões estruturais e nos mantém gastando recursos e tempo de forma equivocada e errada, o que temos pouco.

O desperdício e uso inadequado dos recursos necessários para reduzir desigualdades e melhorar o quadro social geral são demonstrados pela baixa evolução real da renda, o nível do desemprego, a educação em níveis sofríveis e a segurança frágil e preocupante.

A polarização política e os baixos índices de crescimento econômico e social dos últimos anos desenham um cenário mais sombrio à frente sem que tenhamos condições de promover mudanças estruturais profundas como o País requer, pois nos concentramos nas questões menores da política partidária e do curto prazo, sem que possamos agir para criar, propor e integrar um projeto para o País.

Isso lembra em muito a figura dos sapos sendo cozidos vivos por não perceberem o aquecimento gradual da água. Desperdiçamos de forma inconsequente talento, tempo, recursos, visão e oportunidades para transformar, de fato, o País melhor estruturalmente.

E não é por falta de informação e discussão. É por falta de ação.

Muitos grupos, em especial do setor empresarial, têm se formado para discutir e debater diagnósticos e algumas propostas.

Entre os grupos que têm se mobilizado e apresentado caminhos para os desafios sociais, políticos e econômicos no Brasil podemos citar o Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, e o CLP (Centro de Liderança Pública), idealizado pelo cientista político Luiz Felipe D’Avila, que defende entre outras pautas a proposta de renda básica, que chega para unificar os programas sociais do País.

Conduzido pelo apresentador e ex-presidenciável Luciano Huck, um grupo de lideranças políticas e empresariais, entre eles o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga e o economista Daniel Goldberg, apresentou, na última semana, um documento com 22 propostas com temas prioritários, como a economia verde e o combate às desigualdades.

Outro exemplo que merece destaque é o Centro de Debate de Políticas Públicas, que defende uma reforma tributária que simplifique o sistema e reduza o custo para as empresas.

Quando feitas de forma isolada setorial, geográfica e politicamente, quase sempre, as propostas são feitas de forma correta, bem-intencionadas e estruturadas. Já quando são feitas de forma isolada, como sempre foi mantido o setor empresarial, fragmentado e dividido, os grupos ficam mais frágeis e manipuláveis.

Para algumas gerações essa é uma das últimas oportunidades de atuarem para promover a transformação estrutural requerida, agindo para além das questões do próximo período eleitoral, mas pensando em termos estratégicos na criação e implantação de um projeto para o futuro.

E o primeiro passo é integrar visão e ação para criar um fórum no setor empresarial onde as questões econômicas, políticas, sociais, de segurança, saúde e educação sejam tratadas para além das propostas dos próximos 4 ou 5 anos. Mas, sim, para os próximos decênios.

Reconhecendo que falhamos até agora ao não termos ainda um projeto de futuro para o Brasil, é preciso agir para criar algo que seja o verdadeiro legado para transformação estrutural pela obra dos empresários do presente.

Não podemos nos conformar com mais do mesmo do passado recente e da perspectiva presente.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Volume de vendas não acompanha aumento de circulação no comércio e serviços

Próxima Postagem

Nike investe em NFTs para lançar calçados digitais no metaverso

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nike investe em NFTs para lançar calçados digitais no metaverso

Nike investe em NFTs para lançar calçados digitais no metaverso

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.