Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Panorama Mercado&Consumo: Inflação deve dar o tom do varejo em 2022

Time da Gouvêa Analytics destaca os principais pontos de atenção nos próximos dias na economia

Gouvêa Analytics de Gouvêa Analytics
17 de janeiro de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Panorama Mercado&Consumo: Inflação deve dar o tom do varejo em 2022

A inflação e o mercado de trabalho mais fraco devem dar o tom do varejo em 2022. Com o aumento de preços e a queda na renda do trabalhador, o brasileiro está concentrando suas compras em produtos mais básicos. Prova disso é o resultado da PMC do IBGE de novembro, que cresceu apenas 0,6% em novembro, mês de Black Friday.

No cenário internacional, a inflação também não dá trégua e o FED, Banco Central americano, deve começar a subir os juros ainda no primeiro trimestre, ainda que de forma gradual. Além disso, os efeitos da variante Ômicron impactam a demanda e a oferta de produtos.

Esses e outros temas são tratados no “Panorama Mercado&Consumo” desta semana, produzido pelo time da Gouvêa Analytics, integrante da Gouvêa Ecosystem. Confira, a seguir, os principais pontos de atenção nos próximos dias na economia.

Cenário econômico nacional

O IPCA, índice usado pelo Banco Central para a meta de inflação, mostrou alta de 0,76% em dezembro, fechando o ano em 10,06%. Apesar da descompressão em relação a novembro, o índice preocupa porque não ficou concentrado em energia e transportes como vinha acontecendo. No último mês do ano, alimentos e bebidas foram os maiores vilões. O aumento do índice de chuvas começa a melhorar a condição dos reservatórios, gerando um cenário mais tranquilo para a inflação de 2022.

Por conta do estouro da meta de inflação, o Banco Central teve que apresentar ao Ministério da Fazenda uma carta justificando os motivos que fizeram a inflação ultrapassar a meta de 3,75%, com teto de 5,25%. As justificativas ficaram mais no cenário internacional do que em possíveis erros na condução da política interna. Não foi citado, por exemplo, a incerteza relativa ao teto de gastos, que potencializou o valor do câmbio e contribuiu diretamente para o índice.

Os serviços, medidos pela Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, subiram 2,4% em novembro. Depois de duas quedas seguidas, o índice voltou a subir baseado em serviços de comunicações e transportes. Esse último bastante influenciado por transportes de passageiros.

O bom número é resultado do relaxamento das restrições, principalmente de viagens. Os efeitos da Ômicron no cenário só devem ser medidos em março, quando o instituto divulgara o número de janeiro. Além disso, o mercado de trabalho deprimido limita as perspectivas do setor em 2022.

Já o varejo, medido pela PMC do IBGE, cresceu 0,6% em novembro. O resultado mostrou que a Black Friday teve pouco efeito no período, já que móveis e eletrodomésticos tiveram queda. Supermercados, alimentos e farmácia levaram o índice par ao positivo.

A diminuição no efeito da Black Friday se deveu, além da antecipação de compras da época da pandemia dada a poupança forçada, também ao processo inflacionário que canalizou recursos para bens mais essenciais. Inflação e mercado de trabalho mais fracos devem dar o tom do indicador em 2022.

Cenário econômico internacional

A inflação também não dá trégua nos EUA. O número de janeiro assustou o mercado e atingiu o patamar de 7% anual. O core, que exclui alimentos voláteis e energia, bateu 5,5%, o maior dede junho de 1982, com a diferença de que, naquela época, a inflação vinha em queda de um pico de mais de 14%.

As quebras nas cadeias produtivas, o excesso de incentivos do governo e o mercado de trabalho aquecido são os principais causadores do pico. A inflação já está generalizada e 50% dos empresários afirmaram que vão aumentar os preços, o que deve castigar os salários. Mesmo com aumento nominal no mercado de trabalho, já é possível ver boa parte dos setores tendo aumento real negativo.

O FED, Banco Central americano, deve começar a agir mais rápido e os juros já devem subir no primeiro trimestre, ainda que de forma gradual. A compra de títulos deve ser suspensa com maior velocidade, abrindo espaço para subida. Depois de errar por algum tempo, dizendo que inflação era temporária, a autoridade monetária vai ter que forçar a mão, o que deve fazer com maior força apenas em 2023.

Os dados de vendas no varejo dos EUA mostraram queda significativa de 1,9% em dezembro, dando um sinal inequívoco de influência da variante Ômicron nos negócios.  Eletrônicos tiveram queda de 2,9% e móveis, de 5,5%, influenciados pelo efeito “rebote” das promoções de novembro.

A variante Ômicron atinge não apenas pelo lado da demanda, mas pelo lado da oferta. Os lojistas já sentem falta de produtos por conta de paralisações em fábricas, principalmente fora dos EUA. Outro fator importante, mais estrutural é a inflação, que está minando o poder de compra, principalmente dos mais pobres.

Imagem: ShutterStock

 

Postagem anterior

‘Big Techs’ enfrentam crescente esforços de regulamentação pelo mundo

Próxima Postagem

NRF 2022: Os desafios e as promessas do metaverso para os varejistas

Gouvêa Analytics

Gouvêa Analytics

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
NRF 2022: Os desafios e promessas do metaverso para os varejistas

NRF 2022: Os desafios e as promessas do metaverso para os varejistas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.