De olho em iniciativas sustentáveis, o Grupo Carrefour se juntou à Heineken para montar uma estação de incentivo à reciclagem. A estação é toda da Heineken e fica em uma das unidades do Carrefour na Marginal Tietê, em São Paulo (SP). A iniciativa é um projeto-piloto que prevê a troca de embalagens de vidro, plástico e papel por pontos que podem ser transformados em produtos e descontos.
Além dessa ação, a cada garrafa vazia e inteira de 600 ml da Heineken que o consumidor levar para a estação de reciclagem, ele receberá um cupom de desconto de R$ 2 na compra da próxima cerveja na unidade do Carrefour em questão.
As garrafas, por sua vez, serão recolhidas pela empresa e retornarão à operação da companhia para que sejam reenvasadas e voltem ao mercado. Com essa ação, a Heineken completa o todo o ciclo da economia circular da garrafa.
“O investimento em economia circular, por meio da redução, reutilização, recuperação, regeneração, reabsorção e reciclagem de materiais em nossas operações, é um de nossos pilares de atuação”, destacou Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e sustentabilidade
A iniciativa ficará ativa pelo período de, pelo menos, quatro meses e contará com o apoio da Molecoola, startup de impacto socioambiental. A companhia já arrecadou mais de 600 toneladas de materiais por meio de seu programa de fidelidade.
Para os consumidores que se interessaram em participar, é necessário se inscrever no site da starutup, levar os seus materiais recicláveis limpos e separados para a estação e acessar os pontos no aplicativo Molecoola. A pontuação varia de acordo com o peso e o tipo de material levado.
Projeção
A expectativa de Carrefour e Heineken é que sejam arrecadadas mil garrafas até o começo de março. O grande objetivo, segundo nota, é incentivar e impulsionar a economia circular na região, engajando as pessoas para um olhar mais sustentável e destinação correta de resíduos.
“A parceria com a Heineken vem fortalecer nossa estratégia de fechar o ciclo de uso, descarte e reaproveitamento de embalagens, como já fazemos em outros projetos, como o de circularidade do papel nas caixas do e-commerce e em sete programas de logística reversa nas lojas”, finalizou Vicente.
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