Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tecnologia exponencial: conforto ou medo?

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
23 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Tecnologia exponencial: conforto ou medo?

Dizer que as tecnologias têm avançado de maneira exponencial desde que passaram a existir não deixa de ser óbvio, em especial após as alterações abruptas geradas pela pandemia. Diversas pesquisas apontam que, num futuro muito próximo, a Inteligência Artificial alcançará o nível humano. Além disso, até 2026, cerca de 2 bilhões de usuários estarão no metaverso. As ferramentas de aprendizado estarão cada vez mais disponíveis e deverão permitir que qualquer pessoa complemente sua capacidade cognitiva por um custo cada vez menor. Com esse cenário, a reflexão que se apresenta é: o avanço exponencial da tecnologia conforta ou assusta? Como você enxerga o futuro da IA, IoT e metaverso?

Nossa realidade se aproxima cada vez mais de filmes e séries de ficção científica. Nomes como Stephen Hawking, Elon Musk e Bill Gates nos alertam a respeito das ameaças da Inteligência Artificial e, apesar de estarmos relativamente longe de uma “revolução dos robôs” contra a humanidade, muitas dessas mudanças já afetam o nosso cotidiano. Uma pesquisa da Universidade de Oxford revela que, nos próximos 20 anos, 35% dos empregos no Reino Unido serão substituídos pela IA. Ferramentas de aprendizado mostram-se cada vez mais disponíveis.

Um dos principais fatores para a IA ser a grande protagonista da transformação digital é a convergência com outras tecnologias e, mais uma vez, a capacidade de exponencializar resultados. Vamos olhar mais uma vez para a próxima década?

As ferramentas de aprendizado em máquina serão cada vez mais open source e disponíveis na nuvem, o que permitirá que qualquer pessoa com conexão à internet complemente a capacidade de conhecimento e, consequentemente, a capacidade de resolução de problemas.

Outro fator é a similaridade da IA com a vida humana. Um ponto interessante é sobre as mentiras, por exemplo. Essa é uma característica que, até então, fazia parte “apenas” da vida dos humanos. No entanto, o poder de enganar não está mais restrito. Pesquisadores do Georgia Institute of Technology já desenvolvem robôs capazes de mentir. O objetivo do projeto era criar robôs que possam ser usados pelos militares no futuro para serem implantados no campo de batalha e utilizados como guardas de munições e alimentos. Em situação de risco, eles poderiam enganar os inimigos e ganhar tempo até que os reforços pudessem chegar. No entanto, o professor coordenador do projeto admitiu que há preocupações éticas significativas em relação à pesquisa. Caso as descobertas caíssem em mãos erradas, poderiam significar uma verdadeira catástrofe.

E o ponto que me chama atenção é justamente esse. De certa forma, imaginar um futuro cada vez mais tecnológico pode ser visto como algo extremamente positivo. No entanto, essa positividade caminha lado a lado, de mãos dadas, com a insegurança. É impensável um futuro completamente inovador sem consequências para os padrões sociais e de comportamento. Artigos, séries e filmes sobre o tema sempre são apresentados com termos como “catástrofe” ao se referir, por exemplo, ao futuro menos humano e mais tecnológico.

Esse novo cenário gerará muita cautela por parte dos colaboradores em relação ao processo de automação. Por essa razão, é mais simples olhar para as funções que serão substituídas e para as oportunidades que serão geradas. A IA criará empregos que ainda estão além da nossa capacidade de imaginar.

A tecnologia, que surgiu na década de 50, segue evoluindo e tem como principais expoentes China e Estados Unidos. O autor Kai-Fu Lee aponta na famosa obra “Inteligência Artificial” que a revolução completa da IA acontecerá em quatro etapas: internet, comercial, percepção e autônoma. Nessa perspectiva, cada um dos dois países tem vantagem em um dos campos. A China está na frente em relação ao volume de dados digitais. Vale lembrar que o treinamento de algoritmos exige grande poder computacional, talento técnico e volume de dados.

Metaverso

Segundo especialistas, o metaverso é o futuro da internet e da tecnologia de Realidade Virtual. Isso porque, em vez de estar restrito ao computador, o metaverso levará os usuários a um universo virtual mais amplo, conectando-os com todo tipo de ambiente virtual.

Além disso, o metaverso pode ganhar grande aplicação em áreas como shows, filmes, trabalho ou até um espaço para relaxar. Na visão de alguns pesquisadores e profissionais da área, seria como a criação de um “mundo paralelo” no qual os usuários teriam um “avatar” 3D como representante.

Esta última definição mostra o porquê de as empresas estarem finalmente apostando no metaverso. Acredita-se que, apenas agora, a tecnologia e a conectividade estejam em um estágio de avanço suficiente para este passo em relação à realidade virtual. E o Facebook tem investido bastante. A empresa, que já mudou de nome para “Meta” afirmou que a construção do seu próprio metaverso é uma de suas grandes prioridades. Há alguns anos a empresa de Mark Zuckerberg investe na Realidade Virtual e chegou a lançar seu próprio headset, o Oculus, que hoje é vendido por um preço menor que o de seus concorrentes.

A rede social também tem trabalhado em aplicativos de Realidade Virtual, conhecido como “social hangouts”, que contam, inclusive, com interações com o mundo real. Um dos grandes responsáveis pelo investimento maciço nesta tecnologia é o Fortnite. Recentemente, diversos cantores têm realizado shows dentro do jogo, como Ariana Grande e Travis Scott. O rapper contou com um público simultâneo de 12,3 milhões de pessoas.

Estes números chamaram a atenção e fizeram com que as empresas aumentassem os investimentos no metaverso. Segundo Tim Sweeney, CEO da Epic Games, este é um mundo de possibilidades. Test-drive de veículos e até provas de roupas podem ser feitas usando a tecnologia.

A velocidade das transformações é tão grande que, enquanto essas breves palavras foram escritas, mais alguns projetos de metaverso e IA foram iniciados. O mundo já mudou. As novas tecnologias já são uma realidade; e não mais uma novidade. Eram tendências, agora são vivências.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pesquisa indica busca de marcas mais baratas de produtos de beleza

Próxima Postagem

Arno lança e-commerce próprio para se aproximar de seus consumidores

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Arno lança e-commerce próprio para se aproximar de seus consumidores

Arno lança e-commerce próprio para se aproximar de seus consumidores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.