Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Gestão & Talentos

Se você não sabe bem para que serve networking vai entender agora

Redação de Redação
23 de novembro de 2016
no Gestão & Talentos, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se viu sem novas oportunidades no departamento em que trabalhava, Daniel Ramalho, profissional da área de TI voltou sua atenção para o exterior. “Minha vontade profissional era a de sair de onde eu estava, conseguir uma experiência internacional e voltar mais forte para competir no mercado local”, conta ele que na época tinha 29 anos.

Com o foco na carreira no exterior, a atuação, estrategicamente baseada em networking, foi interna. “Porque o processo de contratação sempre é mais fácil, uma vez que todos já conhecem seu trabalho”, explica Ramalho. Assim, dentro da mesma empresa em que trabalhava, ele se candidatou para uma oportunidade na Inglaterra.

E-mails, conversas de corredor com gerentes e profissionais das áreas de recursos humanos. Ramalho não poupou esforços, investiu na rede de contatos criada ao longo da trajetória na empresa e conquistou uma vaga de seis meses no escritório da Inglaterra.

Sem as conversas intermediárias e o investimento em networking, ele acredita que não teria conseguido atingir seu objetivo naquela época. “E isto vale para qualquer empresa porque tudo depende de pessoas e pessoas tem prioridades, urgências e agendas que não são necessariamente a sua, por mais justo que seja todo o processo”, explica.

Depois de seis meses de estágio, Ramalho voltou ao Brasil, mas não encontrou grandes desafios por aqui. Conclusão: após mais uma rodada de networking conseguiu, um ano depois ser contratado para uma vaga efetiva na Inglaterra e lá está desde então. Hoje  com 39 anos,Ramalho ocupa o cargo de global IT service delivery supply chain lead na Unilever da Inglaterra.

Quem não deve faltar na rede de contatos

O contato com as pessoas certas fez a diferença, na opinião de José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli. E por “pessoas certas” ele quer dizer tanto as “pessoas-fim”, aquelas que tomam a decisão de contratar, como também as “pessoas meio” – aquelas que ajudam a obter informações e a se aproximar dos tomadores de decisão.

“São três os tipos de pessoas-meio: informantes, que são as pessoas com informações que você precisa ou que sabem quem as tem, os intermediários, que têm como fazer a aproximação entre você e o tomador de decisão e os influenciadores, que emprestam um pouco de seu prestígio para você chegar até a pessoa-fim”, explica Minarelli.

Ele explica também como se deve abordar cada uma das pessoas-meio. Ao informante, pergunte. Para o intermediário, a dica do especialista é estimulá-lo para que ele o leve até quem você quer, de fato, conversar. Seja objetivoe diga que busca um contato com tal “pessoa-fim”.

Já o influenciador ajuda emprestando seu nome. Minarelli indica citá-lo intencionalmente logo no começo da conversa (que também poder ser por e-mail, telefonema ou mensagem) com a pessoa-fim, ou seja, quem vai bater o martelo sobre sua contratação.

Você não é contratado porque quer ser

“O depoimento do Daniel Ramalho expressa a natureza mercadológica da obtenção do emprego”, diz Minarelli. Um profissional não é contratado simplesmente porque quer, se mostra motivado ou tem uma porção de pessoas-meio e/ou pessoas-fim em sua rede de contatos. Ramalho conquistou a vaga porque se colocou como um provedor de soluções.

Assim, toda a mobilização da rede de contatos rendeu frutos porque Ramalho soube usar os argumentos certos para vender o seu peixe, ou seja, gerar interesse na contratação dos seus serviços.

Note: em vez de pedir emprego, é mais estratégico ofertar uma solução. “É preciso inverter o discurso de pedinte (de uma oportunidade profissional) para o de ofertante de conhecimento”, diz Minarelli. Em qualquer lugar, a regra é a mesma: fale sempre de acordo com o interesse do contratante.

Confira a explicação de José Augusto Minarelli sobre as pessoas-chave para fazer networking neste vídeo:

Postagem anterior

Uma questão de confiança

Próxima Postagem

3 dicas para empreendedores se destacarem nas redes sociais em 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
Apas Show acontece na próxima semana e reúne marcas como Heineken, Elgin, Cielo, entre outras
Marcas

Apas Show acontece na próxima semana e reúne marcas como Heineken, Elgin, Cielo, entre outras

8 de maio de 2025
Carrefour 100% acessível quer transformar a experiência de pessoas com deficiência
Supermercados

Carrefour registra lucro líquido ajustado de R$ 282 mi no 1º trimestre de 2025

7 de maio de 2025
Grupo Mateus nega negociação para compra do controle do Assaí
Supermercados

Grupo Mateus registra lucro de R$ 318,6 milhões e cresce 32,5%% no 1º trimestre

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

3 dicas para empreendedores se destacarem nas redes sociais em 2017

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

HP inaugura centro de experiências e inovações na zona sul de São Paulo

9 de maio de 2025
Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

Governo de SP seleciona 106 startups para programa de internacionalização

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.