A JBS confirmou nesta sexta-feira, em nota, que deu início à produção 100% nacional de fertilizantes. Para atuar no segmento, a divisão de Novo Negócios da JBS criou a Campo Forte Fertilizantes, que já começou a operar uma fábrica no município de Guaiçara (SP).
A unidade, que terá capacidade para fabricar 150 mil toneladas por ano, teve investimentos de R$ 134 milhões. “Com esse novo braço, a companhia avança nos esforços de zerar seu balanço líquido de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040”, disse a empresa em nota.
A Campo Forte produzirá uma linha de fertilizantes orgânicos, organominerais e especiais, a partir do aproveitamento de resíduos orgânicos e matérias-primas minerais, resultados de um alto investimento em inovação.
A operação atenderá tanto empresas (B2B) como os consumidores finais (B2C), com uma proposta de venda consultiva e técnica, apoiada por análises laboratoriais e suporte na tomada de decisão de compra.
Inicialmente, a empresa irá priorizar os esforços de venda para as culturas da soja, milho, café, cana de açúcar, hortofrutícolas, além de pastagens e florestas.
Mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados. Em meio à crise na oferta de fertilizantes, agravada pela guerra na Ucrânia e pelas sanções impostas à Rússia, o governo implantou o Plano Nacional de Fertilizantes 2022-2050, que visa reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes e é uma referência para o setor para os próximos 28 anos.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: ShutterStock