Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Desafios do foodservice global para 2022

Eduardo Bueno de Eduardo Bueno
1 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Desafios do foodservice global para 2022

Após os desafios iniciados com a pandemia de covid-19 há dois anos, 2021 também foi difícil para o Brasil. Inflação elevada, taxa de desemprego alta (apesar da sua tendência de queda lenta), rendimento médio caindo e um saldo elevado de mortos devido à pandemia.

O primeiro semestre foi desafiador para o País: a segunda onda atingiu com força todos os Estados, a campanha de vacinação ainda estava lenta, e restrições rígidas ao funcionamento de estabelecimentos e circulação de pessoas voltaram por quase dois meses. Mas o segundo semestre trouxe alívio, com a aceleração da vacinação.

O ano terminou com boas perspectivas: quase 70% da população adulta completamente vacinada e os números da pandemia mostravam que o pior já havia passado, mesmo com o aumento do número de casos em dezembro devido à variante Ômicron. Restaurantes, shoppings e escritórios não tinham mais restrição, permitindo o retorno das pessoas às ruas e ao consumo. Desafios econômicos, porém, ainda estavam presentes, criando um cenário difícil para 2022 e para uma recuperação sustentável do foodservice.

Apesar do contexto, o setor mostrou uma forte recuperação no ano: em 2021 o gasto cresceu 18% em relação ao ano anterior, sustentado pelo aumento de 5% do tráfego e de 12% do ticket médio por consumidor, segundo o CREST, pesquisa global do mercado de foodservice do The NPD Group realizada no Brasil em parceria com a Mosaiclab.

https://www.npd.com/

Em relação ao quarto trimestre de 2021, o aumento foi de 24% no gasto e de 8% no tráfego, destacando-se também o ticket médio, com elevação de 15% em relação ao quarto trimestre de 2020. Em relação aos níveis pré-pandemia (2019), o gap em gasto e tráfego está em queda, mas mostrando que ainda existe espaço para recuperação.

Movimento no foodservice global: aumento de preços

O fenômeno de elevação generalizada dos preços no foodservice não é uma exclusividade do mercado brasileiro. A inflação no setor é verificada nos diferentes países monitorados pelo CREST, conforme levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Índice de Preços ao Consumidor, e tem sido causada por demanda aquecida e, também, pelos desequilíbrios verificados nas cadeias de abastecimento globais.

Desafios do foodservice global para 2022

No quarto trimestre de 2021, todos os mercados mostraram crescimento de tráfego e ticket médio e, por consequência, o gasto nos mercados cresceu, com exceção da Austrália e, principalmente, da China, onde severas restrições haviam sido impostas em diferentes grandes cidades por conta de novos surtos de covid-19. Vale ressaltar o desempenho positivo generalizado na Europa, em todos os países analisados.

Apesar do desempenho positivo, nos países da OCDE o tráfego ainda opera em patamares inferiores em relação aos níveis pré-pandemia no final de 2019, sinalizando que o desafio de 2022 para o setor, globalmente, será a geração e aumento do volume de visitas nos restaurantes, nos diferentes segmentos e canais, além das possíveis barreiras que o ticket médio mais elevado pode representar para o consumo.

Desafios do foodservice global para 2022

Desafio global da retomada de visitas no setor

Analisando os diferentes segmentos, no geral todos cresceram no quarto trimestre de 2021 nos diferentes países, destacando-se a recuperação do Quick-Service Restaurant (QSR) e do Full Service na Europa, Estados Unidos e Brasil. Dayparts crescem de forma generalizada nos mercados também, mas no geral estão ainda abaixo dos níveis do final de 2019 em termos de tráfego, reforçando o desafio da geração e aumento do volume de visitas no setor, nas diferentes ocasiões de consumo.

Em termos de canais, o CREST aponta crescimento quase generalizado do consumo on premise nos países monitorados no quarto trimestre de 2021 em relação ao quarto trimestre de 2020, mas o canal está com um share de visitas inferior ao que era verificado em 2019.

Desafios do foodservice global para 2022

O consumo on premise perdeu tráfego durante a pandemia por conta das restrições impostas à circulação de pessoas e ao funcionamento de restaurantes, ao mesmo tempo em que novos hábitos foram consolidados pelos consumidores no canal off premise, principalmente por meio do delivery. Ou seja, o canal está recuperando tráfego, mas existe a possibilidade de não recuperar o espaço que ocupava antes da pandemia, justamente por conta dos novos comportamentos adquiridos – menor circulação, mais consumo em casa.

Barreira da pressão inflacionária

O CREST monitora 13 países, e um dos principais insights de 2021 é de que a inflação é um fenômeno global que já está impactando os preços no foodservice. Coreia do Sul, Alemanha e Itália registram os maiores índices dos últimos 20, 30 anos. Austrália apresentou crescimento de gasto apenas por conta da valorização do ticket médio – seu tráfego ficou estável. O mercado chinês desacelerou por conta dos novos surtos de covid-19 que impuseram fortes restrições em algumas das principais cidades do país.

Na Espanha, França e Reino Unido, o destaque fica por conta do forte desempenho dos canais off premise. Nos Estados Unidos, a alta inflação possibilitou o gasto crescer e ficar acima dos níveis de 2019, mas o tráfego está se recuperando de forma muito mais lenta, e a expectativa é de que ainda não supere os níveis pré-pandêmicos em 2022 – além do desempenho desigual entre os diferentes segmentos do setor, com as redes de fast-food e o varejo crescendo com força, e o full service exibindo um gap de dois dígitos em relação a 2019 ainda. Em todos os países, os especialistas responsáveis pelo CREST apontam que a inflação pode se tornar uma barreira ao consumo.

O ano de 2022 se inicia sob pressão inflacionária e com um cenário externo mais adverso por conta da guerra no Leste Europeu. Pressão nas commodities, elevação de taxas de juros, aumento da cotação internacional do petróleo são fatores que impactarão ainda mais a inflação e, também, o bolso dos consumidores.

Em meio ao desafio de aumentar o volume de visitas nos restaurantes, o foodservice também verá seu ticket médio mais pressionado em um momento em que as pessoas terão menos renda disponível para gastar. É um cenário complexo, mas os bons resultados colhidos em 2021 e o avanço global na vacinação e no combate à pandemia criam uma base mais sólida para o crescimento global do setor em 2022.

Eduardo Bueno é coordenador de Projetos na Mosaiclab.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O neuromarketing e a gestão de dados no varejo

Próxima Postagem

Vendas digitais no mercado de pets têm crescimento de 108% na pandemia

Eduardo Bueno

Eduardo Bueno

Economista formado pela USP e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Insper, atualmente é coordenador de projetos na Mosaiclab e responsável pelo projeto CREST no Brasil. Tem experiência no mercado financeiro, consultoria macroeconômica, Analytics, Compras, além de implementação de projetos de SAP. Atua com inteligência de mercado desde 2015 e, desde 2017, com o setor de Foodservice, com passagem em um dos maiores operadores do setor no país.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas digitais no mercado de pets têm crescimento de 108% na pandemia

Vendas digitais no mercado de pets têm crescimento de 108% na pandemia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.