Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

Nos EUA, 64% das residências já utilizam esse serviço; a tendência é de alta mesmo após a pandemia

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
20 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A onipresença de dispositivos conectados à internet: presente e futuro

Novos padrões, novas realidades: a vida após a pandemia foi severamente alterada. Isso é um fato. Muitos perguntavam quando que o normal voltaria; outros falavam sobre o “novo normal”. A verdade é que mudanças na sociedade acontecem há milênios. A diferença está na velocidade em que elas ocorrem e na forma como são aceitas e colocadas em prática.

Na perspectiva da tecnologia, a Internet of Things (IoT), em português “Internet das Coisas”, já é uma realidade, em especial, quando se trata do mundo corporativo, para as empresas que atuam nas cadeias de suprimentos. Por causa das interrupções ocorridas em 2020 e 2021, elas precisaram fazer um grande processo de integração e conexão, por meio da IoT, para fazer funcionar suas operações logísticas.

Do ponto de vista conceitual, mesmo que o nome “Internet das Coisas” já seja autoexplicativo, vale um breve comentário. A IoT descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias. O objetivo é conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Os dispositivos podem ser objetos domésticos, ferramentas industriais sofisticadas, carros, máquinas, etc.

Todos os dados coletados pela IoT podem ser alimentados em algoritmos sofisticados que fornecem informações e análises e, ainda, fornecem insights acionáveis. As melhorias propostas podem tornar, por exemplo, as cadeias de suprimentos mais robustas. Quanto mais a IoT é acionada e trabalha, mais ela aprende e fornece dados e análises para melhorar o funcionamento de uma empresa ou cadeia de dispositivos interligados.

Neste contexto, um setor que se desenvolveu muito durante a pandemia foi o da saúde. A Internet das Coisas foi utilizada como tecnologia na telemedicina para diagnosticar e tratar pacientes. Os dispositivos permitiram que os médicos coletassem dados e para prestar atendimento médico a um maior número de pacientes sem o risco de infecção, como seria o caso do modelo presencial, por meio de interações pessoais. Esses dispositivos ainda podem ser usados para monitorar a frequência cardíaca e a pressão arterial ou fornecer insulina a pacientes com diabetes.

Nas residências, o uso de IoT cresce exponencialmente. No ano passado, 64% dos lares americanos utilizaram esses serviços por causa da pandemia. No entanto, 43% afirmaram que pretendem manter e aumentar o uso dos dispositivos nos próximos anos. A tendência é de alta.

Essa tecnologia também chega ao setor varejista de todo o mundo. Cada vez mais, veremos o comércio testando e adotando tecnologias que proporcionem experiência ao cliente e, também, aumento e aprendizado sobre a base de dados de clientes.

As ofertas “omnichannel”, por exemplo, são as novas apostas desse setor, em especial pela maior receptividade dos consumidores com compras online. Isso significa que os lojistas precisam entregar ao consumidor as experiências desejadas para receber, de volta, a lealdade à marca. Isso também poderá ser visto no ambiente físico com experiências de espelhos e provadores que usam a internet para melhorar a experiência do cliente na hora da compra.

A estratégia “omnicanal” para varejistas, portanto, é a verdadeira onipresença, ou seja, as marcas podem estar presentes em todos os lugares para atender às necessidades e desejos dos consumidores em qualquer momento. A partir de 2022, as marcas serão verdadeiras lojas gigantes, presentes no ambiente físico e no digital.

O comércio social é outra área em que a experiência do cliente deverá ser ainda mais profunda. Os carrinhos de compras colaborativas são uma outra tendência. Os compradores poderão hospedar seus carrinhos em sites ou aplicativos do varejista com amigos e familiares que podem adicionar itens uns aos outros para revisar e concretizar a compra. Algumas marcas já fizeram a mudança e aproveitaram a oportunidade.

As novas realidades já estão presentes ou onipresentes. Resta-nos, agora, entender como essas tecnologias podem ser aplicadas, na prática, em cada setor e em cada empresa. Mais do que uma ferramenta, a tecnologia é uma nova forma de viver e de entender a sociedade.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Coca-Cola, Ypê, Italac, Perdigão e Seara são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros

Próxima Postagem

Live commerce ganha espaço entre grandes varejistas, mas ainda enfrenta desafios

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Live Commerce

Live commerce ganha espaço entre grandes varejistas, mas ainda enfrenta desafios

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.