Durante a pandemia, os shopping centers ficaram com as portas fechadas por meses e tiveram que se reinventar para continuar atendendo o consumidor. Muitas tecnologias foram desenvolvidas para isso e hoje, com o consumidor híbrido, elas seguem sendo um importante canal de promoção.
Entre as soluções criadas pelo Carrefour Property, unidade imobiliária do Grupo Carrefour Brasil, que administra 140 centros comerciais em 15 Estados e três shopping centers, incluindo o Butantã e o Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo (SP), e um em Brasília (DF), está o desenvolvimento do tíquete de estacionamento com cupom de desconto.
A novidade começou a funcionar no final do ano passado no Jardim Pamplona Shopping e tem dado bom retorno. “Desenvolvemos o tíquete de estacionamento com cupom, em que o cliente pode retirar o brinde ou desconto. Antigamente, eram utilizadas promotoras [para essa função]. A conversão tem sido grande”, explica Adriano Morais, gerente-geral do Jardim Pamplona Shopping.
Ele destaca que as promoções são renovadas a cada 15 dias e que o cupom possui um QR Code no qual o cliente pode fazer o pagamento pelo celular.
“Quando a pessoa vai no nosso estacionamento, ela já sabe que quando voltar vai ter outra promoção ou desconto, que são renovados a cada 15 dias”, diz Morais.
Outra tecnologia que está sendo implantada no Jardim Pamplona Shopping é o chamado wi-fi inteligente, com um roteador que capta a densidade de pessoas próximas. A ferramenta entrega, minuto a minuto, o fluxo de clientes do shopping, onde eles estão andando e quais são as principais lojas nos diversos pontos das galerias.
“A pessoa não precisa estar conectada, apenas com o wi-fi acionado. Com isso, conseguimos ter uma informação mais apurada e disponibilizar promoções e várias outras formas de mídia”, diz Morais.
Novo empreendimento
Além dos centros comerciais já administrados, o Carrefour Property está investindo em um novo empreendimento, o Alto das Nações.
O projeto surgiu da ideia de aproveitar a totalidade do terreno do hipermercado Carrefour na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, onde foi instalada a primeira loja do hipermercado no Brasil, em 1975.
O empreendimento é uma parceria com a WTorre e a primeira etapa tem previsão de conclusão em dezembro de 2022, com uma nova loja Carrefour e um centro comercial.
Com conceito multiuso, é estimado que mais de 13 mil pessoas circulem diariamente no espaço. “Será um intermediário entre galeria e shopping”, destaca Morais.
Já a segunda fase, com entrega das torres corporativa e residencial, está programada para ser finalizada até 2026.
Imagens: Divulgação