A cidade de Chicago, que sedia a partir deste sábado (21) a NRA Show 2022, um dos maiores eventos de foodservice do mundo, pode ser apreciada tanto por quem busca gastronomia inovadora quanto por quem quer se manter fiel às tradições. Operações novas e antigas oferecem experiências que envolvem sustentabilidade, saudabilidade e arte local.
A Mercado&Consumo embarcou com a delegação da Gouvêa Foodservice para a NRA 2022, promovida pela National Restaurant Association, e tem visitado operações que conquistaram moradores e turistas. A cobertura completa do evento pode ser conferida no portal e nas redes sociais da plataforma.
Quando entra na Starbucks Reserve Roastery de Chicago, o cliente logo lê o aviso: “Todo o café que é torrado aqui é servido aqui.” Tudo ali remete à cidade: dos murais pintados por artistas locais aos coquetéis de café e chá elaborados por mixologistas que fizeram carreira em Chicago.
Mas os números ultrapassam fronteiras: com 3.200 m² de área espalhados por cinco andares envidraçados, ela é a maior unidade da Starbucks no mundo todo. A peça central da torrefação é um barril de aço de 17 metros de altura – também o maior da rede – onde os grãos de café descansam e são desgaseificados. Inaugurada em 2019, a Starbucks Reserve Roastery de Chicago é passagem obrigatória para aficionados por café e turistas que querem experimentar os jeitos americanos de apreciar a bebida.
Ambientes instagramáveis
No Te’Amo Boba Bar, a experiência é focada na saudabilidade: as bebidas são feitas com ingredientes orgânicos e de alta qualidade. Além disso, há o visual super instagramável, o que fez a marca se tornar popular nas redes sociais, especialmente entre os mais jovens, público-alvo do negócio. Fundado em 2018 por um grupo de mulheres de origem asiática, o Te’Amo Boba Bar tem quatro lojas próprias em Chicago e vai inaugurar mais quatro ainda neste ano. A aceitação do modelo é uma prova de que, no país que dita tendências para o foodservice no mundo todo, há sempre espaço para inovação.
Se a ideia for focar em tradição, a rede varejista de luxo Nordstrom, fundada em 1901, é tema obrigatório. O que não quer dizer que a empresa tenha ficado parada no tempo. Na unidade da Michigan Avenue, que tem três serviços de alimentação, um dos maiores compromissos é oferecer comida de forma sustentável, valendo-se de fornecedores locais.
Uma coisa, no entanto, permanece como antigamente. Apesar de a empresa ter visto o delivery aumentar na pandemia, quem vai até lá pessoalmente é quem gasta mais, e por isso a ideia é, mesmo após a incorporação de todas as facilidades para o atendimento online, continuar encontrando formas de atrair novamente o cliente para a loja física. Eventos especiais em datas comemorativas, como o Dia das Mães e Réveillon, têm esse papel.
O Fairmont Hotels & Resorts faz parte de uma cadeia global de hotéis de luxo e não é exatamente um destino gastronômico, mas ali o assunto é tratado de forma muito séria. São dois restaurantes, uma cozinha que funciona 24 horas e um chef exclusivo para garantir que tudo o que é servido está dentro das especificações exigidas por lei.
Outro espaço visitado nesta sexta-feira (20) pela Mercado&Consumo em Chicago foi o Centro de Inovação da DHL. Ali, a ideia é pensar e testar opções que possam simplificar a cadeia de suprimentos. Robôs, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Realidade Aumentada são as apostas do momento. E, claro, operações com foco em economia de recursos, conversão do meio ambiente e tudo o que diz respeito a sustentabilidade – atrativo para clientes e para consumidores finais.
Imagens: Aiana Freitas