Há muito que acredito que para o varejo ser sustentável ele precisa ser enxuto. O Varejo não consegue carregar despesas em demasia, taxa de ocupação elevada em elação a receita, mão de obra cara e pouco eficiente, estoque carregado, luz, comunicação, manutenção….. Tudo isso impacta no resultado da operação irreversivelmente.
As margens tendem a ser mais apertadas pela concorrência, fora tudo isso, ainda existe a concorrência On-line muitas vezes da mesma empresa e também do resto do mundo!
Ficou complicado “varejar” atualmente, esqueça a retração do mercado, não é só isso que impõe aos varejistas desafios monstruosos de superação.
Não estou apenas falando dos períodos onde a captação de receita através da venda anda cada vez mais difícil, estou falando do negócio em si, como os americanos dizem , a “indústria” do varejo está comendo um dobrado ultimamente.
Quando as coisas apertam o lojista não tem por onde escapar, as despesas são fixas praticamente, e no final de tudo o encerramento da operação vira um caminho sem volta….
Como sobreviver nesse novo cenário tão hostil?
Citarei algumas possibilidades que individualmente ou em conjunto podem viabilizar o negócio e até mesmo torna-lo saudável, são elas não necessariamente nessa ordem;
- Traga os fornecedores para próximo do seu negócio, eles podem e devem investir em capacitação, premiação, merchandise e mídia. Um trabalho planejado e em conjunto, com metas, plano de investimento e possibilidades de exposição da marca para o público são muito bem-vinda pelo fornecedor, saber valorar estes espaços pode trazer uma receita extra muito relevante
- Repense todas as despesas não estratégicas da sua empresa, com metodologia e no detalhe, para isso existem caminhos com a inteligência orçamentaria que avaliará cada linha de despesa no detalhe
- Renegocie todos os contratos vigentes, mesmo aqueles que esteja mais confortável
- O sortimento merece atenção especial, uma gestão cuidadosa das rupturas, margens, margens de contribuição, coberturas e tudo isso comparado com que foi planejado traz eficiência e resultados imediatos
- Evite muito planejamento e pouca ação, o varejo exige medidas rápidas, ágeis, descarte ações que levarão muito para serem implantadas
- Funcione como uma start-up, comece pequeno se der certo invista mais, corrija se necessário, descarte até, mas não entre pesado em novos produtos ou serviços, teste sempre
- Por fim mensuração é a chave do sucesso, sem medir navegamos às cegas. O que não é possível medir o resultado desconfie e deixe de lado!
Essas ações garantem um varejo enxuto ágil e de resultado, se não encontramos expertise interno buscamos quem aporte esse conhecimento no mercado, as consultorias estão aí para isso!
Quer saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajuda-los!
Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br)