O volume de vendas de brinquedos licenciados de super-heróis superou os R$ 280 milhões no Brasil no último ano e a expectativa para 2022 é de um crescimento na casa dos dois dígitos, segundo a empresa americana de inteligência de mercado NPD Group.
De acordo com a NPD, o consumo desse tipo de brinquedo vem crescendo não apenas entre as crianças, mas também entre os “kidults”, como têm sido chamados adultos com poder de compra que consomem produtos associados a quadrinhos, por exemplo.
“Só aqui no Brasil, propriedades como DC, Marvel e Star Wars, por exemplo, representaram mais de 8% das vendas de brinquedos em 2021. E a perspectiva é de crescimento contínuo pelos próximos anos. Isso se deve, também, à popularização dos conteúdos geek, incluindo os animes e mangás junto aos jovens e adultos durante o período da pandemia”, comenta Célia Bastos, diretora comercial da NPD Group no Brasil.
Em 2021, o Brasil registrou um crescimento dos brinquedos “kidult”, como Funkos, de 21% na comparação com 2019, período pré-pandemia, movimentando mais de R$ 260 milhões. A principal força de vendas de super-heróis no território nacional são as lojas especializadas e o e-commerce. As regiões onde esses brinquedos são mais vendidos são Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
No mundo todo, o investimento em brinquedos licenciados no último ano foi de mais de US$ 1,7 bilhão. O crescimento do mercado, na comparação com 2020, foi de 26%.
Dia dos Namorados e pelúcias
O balanço de junho da NPD Group sobre a indústria de brinquedos no Brasil mostra que o mercado foi bastante movimentado pelo Dia dos Namorados. As pelúcias foram responsáveis por movimentar mais de R$ 4 milhões em vendas, o que representou um aumento de mais de 37% em relação à mesma semana de 2021. Já os brinquedos kidults registraram aumento no volume de vendas de 11% na data, também em relação a 2021.
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