Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Crise das startups: por que o setor de RH é o único que não sofreu?

Enquanto as empresas sofrem com as demissões em massa, as startups de RH continuam a crescer

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
17 de agosto de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Crise das startups: por que o setor de RH é o único que não sofreu?

A palavra startup já não é mais tão atraente quanto há alguns anos. O modelo de trabalho flexível, a cultura humanizada, o plano de desenvolvimento rápido e, quem diria, até as mesas de ping-pong não conseguiram atravessar a crise de forma ilesa. O cenário global de inflação, somado ao impacto no preço das cadeias de suprimento que a guerra da Ucrânia trouxe, mudou o rumo do crescimento acelerado das empresas.

Em 2018, os primeiros unicórnios começaram a surgir no Brasil e, pela primeira vez, o País ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão investidos nas novas empresas, de acordo com um relatório da consultoria Distrito. Nessa época, o LinkedIn estava repleto de publicações dos colaboradores das startups mostrando o rompimento com o modelo de trabalho tradicional. Tecnologia, flexibilidade e benefícios eram temas recorrentes.

No ano seguinte, o valor aportado nos unicórnios triplicou para US$ 3 bilhões. A pandemia fez com que o ritmo de crescimento continuasse acelerado, já que a tecnologia passou a ser ainda mais importante. O ano de 2021 continuou trazendo boas notícias aos fundadores, investidores e colaboradores das startups. A reviravolta, de fato, começou neste ano.

A inflação e a alta dos juros tornaram os investidores mais conservadores. Ainda de acordo com dados da Distrito, os investimentos durante o primeiro semestre de 2022 sofreram uma queda de 68% em comparação com o mesmo período do ano passado. Agora, no LinkedIn, as fotos dos times reunidos em salas recreativas foram substituídas por relatos de demissão. Afinal, a queda de capital normalmente vem acompanhada de corte de funcionários.

As startups que mais sofreram com a falta de investimentos foram aquelas classificadas como late stage, fase em que a empresa já é conhecida no mercado e tem uma base de clientes e parceiros sólida. As empresas em early stage, que estão no estágio inicial de captação de recursos, tiveram um crescimento de aporte de 14%. Não há como ter a certeza de que as empresas mais jovens vão seguir com uma onda de crescimento otimista. Porém, há um cenário concreto acontecendo: as startups de Relações Humanas (RH) não sofreram os impactos da crise – na realidade, fizeram o movimento contrário.

As startups de RH, conhecidas como HRTechs, não seguiram a corrente de demissões e conseguiram crescer neste ano. As HRTechs são empresas que desenvolvem infraestruturas tecnológicas para a gestão dos colaboradores. O distanciamento social dos últimos anos fez com que muitas empresas procurassem tecnologias que as ajudassem a manter uma boa relação com os funcionários de forma digital.

A necessidade de cumprir com as responsabilidades do RH por meio de canais exclusivamente digitais, por si só, levou as HRTechs a crescerem contra a crise do mercado. Mas, além disso, as próprias demissões em massa levaram as empresas a procurarem startups para lidar com os direitos rescisórios e as possíveis novas contratações.

Ao contrário do cenário geral, o conservadorismo não é encontrado nos investimentos em RH. A consultoria Distrito levantou que, nos seis primeiros meses deste ano, US$ 247,5 milhões foram investidos nas HRTechs. Esse número já é maior que o total arrecadado em 2021, que somou US$ 241,3 milhões.

Apesar do crescimento acelerado, o mercado de HRTechs ainda é pequeno no Brasil. Segundo o mapeamento de inovação da Liga Ventures, cerca de 300 empresas atuam no ramo no País. Mesmo precisando do serviço de gestão de pessoas ligado à tecnologia, muitas empresas ainda têm receio de contratar as startups, já que não estão em um período de bonanças. Por isso, as startups têm o desafio de provar sua relevância para entrar no orçamento das empresas, mas as previsões são boas.

Até o final do ano, o LinkedIn deve ter mais relatos de demissões vindas de ex-funcionários de startups. Ao mesmo tempo, o investimento em serviços tecnológicos de RH deve crescer. A crise provocou uma queda nos investimentos, mas também provou que a gestão dos colaboradores deve ser considerada um ponto estratégico dentro das empresas. Ou seja, os investidores estão mais conservadores e escolhendo melhor em que área devem investir: nas pessoas.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Divino Fogão investe em delivery e cresce 56% no primeiro semestre

Próxima Postagem

Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

Azul aposta em experiências como happy hour e wi-fi gratuito para fidelizar consumidor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile