Pioneira no mercado de leilões online, a Superbid, empresa de tecnologia proprietária e maior intermediador de ativos da América Latina, acaba de lançar a Superbid Exchange, um ambiente de trade para operações de compra e venda de ativos únicos.
“Quando nascemos levamos o mercado de leilões para o ambiente online. Criamos um marketplace e, durante anos, nos consolidamos como um espaço confiável para realizar essas transações. Hoje percebemos que somos muito mais do que um marketplace. Nos tornamos um trade, reunindo compradores (takers) e vendedores (makers) e disponibilizamos uma completa plataforma com serviços e pagamento para transações online”, analisa Pedro Donati, VP de plataforma do Grupo Superbid.
O novo posicionamento para o mercado está em sinergia com o modelo de negócio da empresa. De acordo com Donati, ao contrário do que ocorre nos marketplaces, uma Exchange exige um processo rigoroso de análise e aprovação dos compradores.
Além disso, os ativos são únicos, de curto prazo, e os valores transacionados não são definidos, mas, sim, estipulados de acordo com o que o mercado aceita pagar.
Isso torna a plataforma de negociação semelhante a uma bolsa de valores, possibilitando alternativas de capital para as empresas e oferecendo diversidade de ativos únicos aos compradores.
Para Donati, a movimentação do mercado cria espaços confiáveis, auditáveis, eficientes e escaláveis para essas transações.
“Nós transformamos reuso em oportunidade para quem vende e para quem compra. Quando a economia vai bem e mais negócios nascem no país, vemos empreendedores usando o nosso balcão para comprar equipamentos e materiais de produção necessários para começar, com menos investimento. Quando a economia vai mal, somos o ambiente para liquidar os ativos de negócios em processo de desinvestimento ou que fecharam as portas e, assim, recuperar o caixa”, destaca.
Reposicionamento destaca utilização racional e consciente de ativos
A reformulação da marca ainda tem como objetivo melhorar a experiência dos clientes, unificando e facilitando o acesso às soluções de serviços e novas tecnologias, em um ambiente com alto nível de segurança e governança bem estruturada.
A Superbid Exchange investiu em formas de tornar dinâmicas as operações e negociações que os ambientes online exigem, proporcionando uma plataforma simples de ser entendida e de fácil usabilidade para as tomadas de decisão.
Tal qual um ambiente de trade, compradores e vendedores realizam as transações dentro da própria plataforma. Possuem uma conta digital para administrar os valores, com praticidade, autonomia e segurança para realizar pagamentos ou receber as quantias de cada venda.
Para Donati, o reposicionamento também reforça a necessidade de a empresa se tornar instrumento de uma nova economia digital e circular, já que a reutilização de ativos gera liquidez com transparência para quem vende, oportunidade de crescimento para quem compra, e ao mesmo tempo reduz o impacto ao meio ambiente e impulsiona a agenda ESG.
“Nosso modelo de negócio gera impacto positivo no meio ambiente e permite estreitar relações com empresas parceiras interessadas em potencializar ganhos em sustentabilidade. Apostamos nessa conexão. Quanto mais crescemos, mais fortalecemos a economia circular e as soluções eficientes para os negócios. Temos um olhar voltado para o futuro”, revela Donati.