Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Carrefour lidera ranking das maiores empresas varejistas no Brasil

Criado pelo IBEVAR, a premiação ocorre anualmente e revela as empresas do varejo brasileiro com maior faturamento

Redação de Redação
19 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Carrefour

Na noite desta terça-feira, 18, foi realizada a cerimônia de entrega da premiação do ranking IBEVAR-FIA 2022. O prêmio ocorre anualmente e revela as empresas do varejo brasileiro com maior faturamento. Além disso, também avalia e reconhece os principais players do varejo brasileiro em diversas categorias e segmentos.

Criado pelo IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) e realizado com apoio da FIA Business School, esta foi a 13º edição da realização do estudo e da divulgação da classificação. Ao todo, foram 120 empresas listadas para participar do ranking.

Na principal categoria de avaliação, que destaca as maiores marcas do varejo, o Carrefour ficou com a primeira colocação, com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões. Na sequência, e fechando os três primeiros lugares, estão Assaí, com R$ 45,6 bilhões, e Magazine Luiza com R$ 42,9 bilhões.

Ainda completam o ranking Via Varejo, R$36,3 bilhões, Americanas S.A., R$ 32,2 bilhões, e Grupo Pão de Açúcar, R$ 29,0 bilhões, na quarta, quinta e sexta colocação, respectivamente. Essas seis empresas, lideradas pelo Carrefour, representam 36,7% do total de faturamento das 120 companhias que foram avaliadas.

Vale ressaltar que a edição 2022 avalia os dados referentes ao ano de 2021. Confira os resultados das outras categorias:

Inovação

Na categoria Inovação foram selecionados os três cases mais interessantes dentre os quinze inscritos nesta categoria da premiação. Cada uma das experiências enviadas para a banca de avaliação é examinada pela comissão de especialistas do IBEVAR e da FIA Business School. Após esse processo, foi determinado quais cases ocupariam as primeiras colocações.

Em primeiro lugar ficou a Renner com o lançamento da primeira loja circular no varejo brasileiro. A empresa já estava trabalhando a questão e o conceito de circularidade e reciclagem de roupas, e foi a primeira companhia a lançar um ponto de venda baseado nestes princípios.

A segunda colocação foi do Carrefour, que focou em digitalizar a comunicação das lojas físicas e simplificar para que a jornada do cliente fosse mais ágil. E na terceira posição ficou a Marisa que desenvolveu uma iniciativa baseada em um programa de reconhecimento que visa fortalecer a cultura organizacional.

Eficiência

Neste quesito as 120 empresas são avaliadas com a intenção de saber os índices de eficiência que vai de 0 a 100. O cálculo é realizado a partir de um algoritmo específico que avalia as medidas de produtividade das lojas e dos funcionários.

No segmento de supermercados oito empresas tiveram a eficiência de valor 100, sendo elas: Carrefour, GPA, Grupo Pereira, Zafffari, Makro, Formosa, Irmãos Boa e Assaí. Já na parte de fastfood e restaurantes, cinco obtiveram o valor máximo no índice: McDonald’s, Habib’s, Giraffas, Am/Pm e IMC.

Quando avaliado o setor de varejo especializado, seis companhias alcançaram o maior índice de avaliação possível: Cacau Show, Fartura, Dpaschoal, CRM, Oxylane, Saraiva. No segmento de franquias, também foram seis que apresentaram máximo valor: Boticário, Dia Brasil, Habbib’s, CRM, Ri Happy e Le Biscuit.

Já no segmento de moda e esporte, Renner, Havan, Arezzo, Inditex e Inbrands conseguiram alcançar a nota máxima de eficiência. No setor de eletroeletrônicos e móveis, também foram cinco empresas que obtiveram o valor 100 no índice: Magazine Luiza, Via Varejo, Fast Shop, Fujioka, Estok. Na avaliação de drogarias e perfumarias a Natura, Raia Drogasil, Profarma e Nissei tiveram nota máxima.

Empresas mais admiradas

Nesta categoria, as empresas foram divididas em 29 segmentos e foram eleitas as mais admiradas de cada setor a partir do consumidor e dos colaboradores. Em 9 desses segmentos, a mesma empresa foi apontada como a mais bem avaliada por consumidores e colaboradores. Confira a lista a seguir:

  • Artigos esportivos: Centauro mais admirada pelos consumidores; Trackefield mais admirada pelos colaboradores.
  • Artigos para o lar: Vestcasa mais admirida pelos consumidores; Mmartan mais admirados colaboradores.
  • Atacado: Assaí mais admirada pelos consumidores; Spani Atacadista mais admirada pelos colaboradores.
  • Bebidas: Grand Cru mais admirada pelos consumidores; Casa Santa Luzia mais admirada pelos colaboradores.
  • Bolsas e Malas: Kipling recebeu o prêmio pelas duas subcategorias.
  • Brinquedos e Games: Ri Happy mais admirada pelos consumidores; PBKids mais admirada pelos colaboradores.
  • Cafés Docerias e Sorveterias: Cacau Show mais admirada pelos consumidores; Chiquinho mais admirada pelos colaboradores.
  • Calçados (Marca própria): Melissa mais admirada pelos consumidores; Vans Brasil mais admirada pelos colaboradores.
  • Calçados (Multimarcas): Netshoes mais admirada pelos consumidores; Di Santini mais admirada pelos colaboradores.
  • Colchões: Ortobom mais admirada pelos consumidores; Fabrispuma mais admirada pelos colaboradores.
  • Conveniência: Am/Pm mais admirada pelosconsumidores; Oxxo mais admirada pelos colaboradores.
  • Cosméticos e Perfumes: O Boticário recebeu ambos os prêmios.
  • Departamento: Americanas S.A. recebeu ambos os prêmios.
  • Drogaria: Panvel mais admirada pelos consumidores; Farmácia Indiana mais admirada pelos colaboradores.
  • Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: Magazine Luiza recebeu ambos os prêmios.
  • Especializadas e outros: iPlace recebeu ambos os prêmios.
  • Acessórios de celulares: Gocase Brasil mais admirada pelos consumidores; On case mais admirada pelos colaboradores.
  • FastFood: Mc Donald’s mais admirada pelos consumidores; Giraffas mais admirada pelos colaboradores.
  • Joias e Bijuterias: Rommanel recebeu ambos os prêmios.
  • Livraria e Papelaria: Livraria Cultura mais admirada pelos consumidores; Livraria Leiturinha mais admirada pelos colaboradores.
  • Material de Construção: Leroy Merlin mais admirada pelos consumidores; Lojas Quero-Quero mais admirada pelos colaboradores.
  • Móveis: Tok& Stok mais admirada pelos consumidores; Móveis Gazin mais admirada pelos colaboradores.
  • Ótica e Óculos escuros: Chilli Beans mais admirada pelos consumidores; Óticas Diniz mais admirada pelos colaboradores.
  • Pets: Petlove recebeu ambos os prêmios.
  • Restaurantes: Outback Steakhouse mais admirada pelos consumidores; Gurumê mais admirada pelos colaboradores.
  • Super e Hipermercados: Carrefour mais admirada pelos consumidores; Mercadinho São Luiz mais admirada pelos colaboradores.
  • Vestuário Infantil: Bibi recebeu ambos os prêmios.
  • Lingerie e roupas de Praia: Hope Lingerie mais admirada pelos consumdirores; Loungerie mais admirada pelos colaboradores.
  • Vestuário: Riachuelo mais admirada pelos consumidores; Lojas Avenida mais admirada pelos colaboradores.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

TecToy e Transire Eletrônicos se unem para oferecer soluções de Automação e Pagamentos ao mercado

Próxima Postagem

VOLL lança plataforma de gestão de viagens e mobilidade corporativa inédita no mercado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano
Varejo

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados
Varejo

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento
Indústria

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel
Economia

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3
Economia

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025
Cade multa controladora do Ifood, em R$ 718 mil, por compra da Delivery Hero
Foodservice

UE multa Delivery Hero e Glovo em US$ 373 milhões após investigação por práticas de cartel

2 de junho de 2025
Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 milhões no Dia dos Namorados em São Paulo
Notícias

Passageiros de ônibus devem movimentar R$ 739 mi no Dia dos Namorados em São Paulo

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

VOLL lança plataforma de gestão de viagens e mobilidade corporativa inédita no mercado

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
diesel

Diesel cai 2,8% em maio em SP com tendência de queda entre os combustíveis

2 de junho de 2025
Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

Petrobras reduz em 5,6% preços de gasolina para distribuidoras a partir da terça-feira, 3

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.