As vendas no Dia das Crianças cresceram 8,4% nos shopping centers de todo o Brasil, entre os dias 6 e 12 de outubro, em comparação com o mesmo período de 2021. É o que mostram os dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O comércio nos shopping centers movimentou, no período, R$ 4,2 bilhões. O ticket médio foi de R$ 211. O resultado superou as expectativas do setor, que havia estimado um gasto médio de R$ 204. As lojas de rua registraram um ticket médio de R$ 123.
“O desempenho reforça a boa expectativa do comércio físico para o último trimestre do ano, que deve ser alavancado por importantes datas para o setor, como a Black Friday e o Natal”, afirma o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
O presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers destaca ainda que o arrefecimento da inflação traz um incentivo maior para o consumo, resultado que já pôde ser visto no balanço de vendas da data.
O otimismo para o período também está inserido na expectativa de contratações para o fim de ano. Segundo o levantamento da Abrasce, os shoppings de todo o País esperam um aumento de 11% no seu quadro de funcionários com a admissão de 112 mil trabalhadores temporários, um incremento de 14% sobre o mesmo período de 2021.
Bom desempenho
O bom desempenho no Dia das Crianças de 2022 foi observado não só nos shoppings, mas no varejo de forma geral. As vendas na semana que antecede a data subiram 6,4% este ano contra igual período em 2021, de acordo a Serasa Experian. Foi a melhor performance desde 2012, quando houve alta de 7,7%.
Considerando-se apenas os dados da cidade de São Paulo, houve aumento de 5,5% em relação aos números de 2021.
Para o economista da Serasa Experian Luiz Rabi, o desempenho do varejo no Dia das Crianças é fruto de uma conjuntura econômica positiva. “O recuo da inflação, principalmente sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, trouxe uma redução de custos capaz de incentivar o consumo. Dessa forma, o comércio físico deve se fortalecer mais nos próximos meses contando, inclusive, com o período sequencial de datas comemorativas que se aproxima junto ao final do ano”, afirmou.
Imagem: Shutterstock