A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Ambev anunciou seu novo diretor de Dados para América do Sul; a Great Place to Work confirmou seu novo CEO; e a CleverTap anunciou seu novo vice-presidente para a América Latina.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Ambev
A Ambev anunciou a chegada de um novo diretor de Dados para América do Sul dentro da Ambev Tech, hub de inovação e tecnologia da cia. Daniel Cassiano chega para assumir o desafio de ajudar na transformação digital da Ambev, que passou a se posicionar neste ano como uma plataforma e promove o crescimento compartilhado em todo seu ecossistema.
“Agora, na Ambev, terei a missão de fortalecer os times de Dados e alavancar o uso de IA na empresa, consolidando a Ambev na América do Sul como uma referência em Dados”, comenta.
Daniel é formado em tecnologia da informação e ciência da computação pela Uninove e tem passagens por empresas como Porto, Magazine Luiza e Dress&Go.
Great Place to Work
O GPTW, consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, anuncia Tatiane Tieme Shirazawa, atual vice-presidente, como nova CEO. Ruy Shiozawa, que permaneceu no cargo nos últimos 14 anos, assume como CEO e co-founder do Great People, novo ecossistema de empresas criado com o objetivo de posicionar as pessoas no centro das decisões e atua com o propósito de impactar a sociedade, os negócios e as pessoas.
O desafio da executiva é dar continuidade ao trabalho de liderança e estabelecimento da marca e do negócio GPTW, além de posicionar a empresa em um novo momento diante das mudanças na metodologia e da nova dinâmica do mundo do trabalho. A partir de 2023, as empresas certificadas serão classificadas com estrelas: uma estrela, duas estrelas e três estrelas, conforme a nota do Trust Index, índice geral da pesquisa GPTW, além disso, sobe a nota de corte que hoje é de 70 e passará para 75%.
“Hoje nos tornamos a principal ferramenta de análise e dados de ambientes de trabalho e sinônimo de excelência em gestão de pessoas. Nosso trabalho não é separar e reconhecer as boas das demais empresas, mas destacar as excepcionais das demais”, explica.
A executiva é graduada em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em inteligência de mercado pela FIA e MBA executivo no Insper.
CleverTap
A CleverTap, plataforma especializada em retenção e engajamento de usuários, acaba de anunciar Marcelo Rocha como novo vice-presidente para a América Latina. Baseado em São Paulo e com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, o executivo usará sua expertise de mercado para impulsionar o crescimento da empresa na região sul-americana.
“É instigante ingressar em uma empresa líder no mercado, que está transformando a forma como as marcas se relacionam com seus clientes. Acima de tudo, a CleverTap e eu compartilhamos os mesmos valores e todos estamos trabalhando para trazer um impacto muito positivo ao mundo”, conta Marcelo Rocha, novo vice-presidente Latam da CleverTap.
Marcas como IBM, Samsung, Oracle e Salesforce estão no portfólio de Rocha. O executivo é formado em ciência da tecnologia pela Fatec e possui um MBA em marketing pela FGV.
BossaBox
A BossaBox, startup que monta squads de alta performance sob demanda para ajudar líderes de produto e tecnologia de scale ups no Brasil, apresenta Matheus Fahel, novo head de vendas que passa a compor o organograma de liderança da empresa.
“Chego muito feliz na BossaBox com a experiência de já ter liderado equipes em outras startups de diversos tamanhos e estágios. Sempre procurei valorizar o trabalho em ambientes com culturas fortes, claras e coerentes, por isso estou animado com essa oportunidade para liderar a equipe de vendas B2B e meu objetivo é gerar aumento significativo no nosso faturamento”, afirma o novo head.
Formado em comunicação e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o profissional também liderou a criação dos times de vendas e gestão de contas importantes como Alana IA, Creditas B2B (hoje Creditas Benefícios) e Descomplica.
Vtex
A Vtex, plataforma global de comércio digital para grandes empresas e varejistas, anuncia a contratação de Rodrigo Jorge como Chief Information Security Officer (CISO). O profissional chega na Vtex para liderar uma equipe focada em manter o bom funcionamento e evoluir a segurança da plataforma, visando a excelência da operação dos clientes e seus consumidores.
Para isso, o executivo busca também obter novas certificações para a plataforma e fortalecer a cultura da segurança na Vtex e em todo o seu ecossistema, aprimorando o trabalho já realizado pela empresa.
“Tenho grande admiração pela Vtex e o que a empresa tem feito globalmente, abrindo os caminhos da digitalização do comércio em diferentes mercados. Segurança é uma vertente muito importante e presente no dia a dia da empresa, por isso é empolgante trabalhar com um time de grandes talentos e de um futuro extraordinário”, afirma Jorge.
Com mais de 25 anos de atuação na área de segurança da informação, privacidade e tecnologia, o executivo já foi reconhecido com importantes prêmios do mercado (Melhor Profissional de TI e Melhor Líder de Segurança da Informação no mercado de utilities) e tem passagem por empresas como Neoway e ALE Combustíveis.
Imagens: Divulgação