Em 2022, a quantidade total de lojas online no Brasil registrou um novo recorde, chegando a 1,6 milhão, aumento de 2,83% em comparação ao ano anterior. Dentre os lojistas, houve queda na participação daqueles com faturamento anual de até R$ 250 mil, que recuaram de 53% em 2021 para 48% este ano. No entanto, negócios que vendem até R$ 1 milhão anualmente ainda correspondem a 65% do total. Os dados fazem parte da 8ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada pela BigDataCorp, em parceria com o PayPal, líder global em pagamentos eletrônicos.
A pesquisa aponta que grande parte dos negócios (44%) não possui empregados formais. No entanto, houve um crescimento de 2021 para 2022 na parcela de empresas que têm acima de dois colaboradores contratados. Essas empresas representam, hoje, 21% do total. É possível observar ainda uma diversificação de canais de venda: a proporção de comércios eletrônicos que possuem loja física é a maior desde a primeira edição da pesquisa, em 2015, e representam agora 19% do total. Além disso, o número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace aumentou 11% em quatro anos.
Verificou-se ainda que, nas lojas online, são oferecidos, principalmente, produtos e serviços com preço menor do que R$ 100. Eles são 67% do total. Já itens com valores acima de R$ 1 mil tiveram um crescimento expressivo de 2021 a 2022 e passaram de 12% para 20%.
“Nesse último ano, observamos a menor taxa de crescimento da quantidade de lojas de e-commerce desde que começamos a pesquisa. Apesar desse ritmo de crescimento mais baixo, é um setor que continua evoluindo a passos largos, com a adoção cada vez maior de tecnologias voltadas para melhorar a experiência do cliente”, afirma Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp.
Perfil do empreendedor
O estudo apontou que 67% dos e-commerces são familiares e que a maioria dos empreendedores, 62%, são homens. Quanto à faixa etária, 86% possuem mais de 36 anos; 25% têm entre 36 e 45 anos; 23%, entre 46 a 55 anos; 21%, de 56 a 65 anos, e 16%, mais de 66 anos. Os menores índices foram encontrados nas faixas de 26 a 35 anos, com 12%, e de 18 a 25 anos, com apenas 2%.
A série Perfil do E-Commerce Brasileiro usa o processo automatizado da BigDataCorp, que coleta dados e inspeciona mais de 1,5 bilhão de sites de todo o mundo continuamente. A análise é feita com base na captura de todo o conteúdo HTML das páginas identificadas como e-commerce e realiza o mapeamento das informações para o estudo. Os dados apresentados foram colhidos na primeira quinzena de setembro de 2022.
A captura dos dados demográficos indicados na pesquisa foi feita com base no cruzamento de dados disponibilizados pela lei de acesso à informação e os CNPJs dos e-commerces.
Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento).
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