A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Grupo Intelipost anunciou seu novo Chief Technical Officer (CTO); a KPMG confirmou seu novo sócio-diretor para a área de consultoria trabalhista e previdenciária; e a BDO Global anunciou seu novo CEO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Intelipost
O Grupo Intelipost, especializado em tecnologia logística, divulgou a contratação do executivo Bernardo Carneiro, que ocupará a cadeira de Chief Technical Officer (CTO) para compor o time de C-levels da corporação. O executivo terá a missão de aumentar os times e gerar soluções inteligentes fundamentadas no uso de dados, permitindo o crescimento escalável.
“Fortalecer uma cultura data-driven será parte essencial para continuarmos a nossa missão de criar um novo jeito de fazer e pensar a logística, gerando economia para as grandes e pequenas empresas, além de contribuir para que as mais de 80 milhões de pessoas que realizam compras online no Brasil, possam ter uma experiência de entrega perfeita”, comenta Carneiro.
Carneiro, que soma duas décadas de mercado e passagem por empresas como Vivo, Fast Search – Microsoft, Peixe Urbano, OLX e Picpay, é graduado em ciência da computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com MBA em gerência de projetos software pela mesma instituição.
KPMG
A KPMG anunciou a contratação de um novo sócio-diretor para a área de consultoria trabalhista e previdenciária. Marcos Ricardo lidera uma equipe com o propósito de assessorar os clientes nas matérias trabalhista e previdenciária, com destaque para consultoria em projetos de remuneração, oportunidades fiscais, orientações de procedimentos, revisões e retificações em obrigações acessórias trabalhistas e previdenciárias.
“Levaremos aos clientes discussões relevantes e atuais, como o impacto do modelo híbrido de trabalho e da abordagem ‘work from anywhere‘ (trabalhe de qualquer lugar) na relação de emprego e tributação; pacotes de remuneração que envolvam pagamentos em moedas digitais e, também; temas relacionados com a evolução do ambiente trabalhista e previdenciário brasileiro”, afirma.
Com mais de 25 anos de carreira, o executivo já atuou na gestão de projetos de assessoria tributária, trabalhista e previdenciária, com vivência em setores como automotivo, químico, construção, energia, financeiro, farmacêutico, saúde, tecnologia e varejo. É graduado em administração e gestão de negócios pelo Instituto de Ensino Superior Santo André (IESA), com MBA em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
BDO Global
A BDO tem um novo CEO global. Pat Kramer, que exercia a mesma função na BDO Canadá e era membro da junta diretiva global da firma, substitui Keith Farlinger no cargo.
“Estou encantado de substituir ao Keith, que fez um trabalho fantástico nos últimos anos. Em meu novo papel, consolidarei o que Keith havia começado para proteger e fortalecer a BDO. O maior desafio de hoje é, sem dúvidas, o ritmo de mudanças. Já não somos interrompidos periodicamente por uma mudança, agora vivemos em um mundo de mudanças”, afirma.
O executivo tem mais de 30 anos de experiência na indústria assessorando empresas canadenses sobre temas comerciai e ocupou numerosos postos de liderança durante seus 32 anos na BDO.
dataRain
A holding familiar do economista e empresário Roberto Giannetti da Fonseca é a nova sócia da dataRain, empresa brasileira 100% orientada à computação em nuvem. A holding Brasilis Kaduna traz à dataRain sua expertise administrativa e networking, com papel estratégico de interface para captar novos clientes.
Com a entrada do novo investidor e sócio, a dataRain deixa de ser uma empresa LTDA e torna-se uma S/A. O movimento faz parte da estratégia de uma futura abertura de capital da empresa, que já distribuiu uma opção de compra de ações entre os seus principais colaboradores. “A dataRain não é mais uma startup. A empresa hoje já se projeta de uma forma permanente, com metas sólidas e crescimento sustentável”, ressaltou Giannetti.
Com mais de 50 anos de vida profissional, Giannetti é formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor e presidente da Cotia Trading S.A de 1977 a 1988. Exerceu o cargo de secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) de 2000 a 2002, durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ocupa ainda o cargo de presidente do LIDE Energia e é o atual vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Neon
Com objetivo em se tornar referência em tecnologia e um pool global de talentos, a Neon anunciou a contratação de seis novos profissionais referências no Vale do Silício, para os cargos de engenheiros na área de tecnologia. Os novos contratados chegam a fintech com a missão de melhorar a experiência da crescente base de clientes da Neon.
Entre os cargos de destaque, Yves Junqueira e Venkat Karun integram o time Neon como distinguished engineers. Este é um dos mais altos níveis de reconhecimento de liderança técnica em empresas de tecnologia. Na Neon, os profissionais serão responsáveis por apoiar a resolução de problemas e desenvolvimento de produtos com o uso de tecnologia de ponta e soluções de alta performance.
Em sua trajetória profissional, Yves Junqueira foi um dos fundadores e CEOs da YourBase, empresa norte-americana de soluções de aceleração de teste de software. Junqueira também teve passagem pelo Google por 10 anos, como engenheiro de sistemas, acumulando vasta experiência em sistemas distribuídos. Já Venkat Karun, conta com mais de 19 anos de experiência em desenvolvimento de software de alta performance e qualidade. Passou também pelo Google no Brasil e Estados Unidos, onde liderou as propriedades dos produtos escritos em Java, como Gmail, Google Docs, e Google Search entre outras soluções.
André Madeira, CTO na Neon explica que a contratação dos novos Distinguished Engineers faz parte do investimento e estratégia da fintech em se tornar referência em tecnologia. “A vinda do Yves e Venkat fortalece nosso objetivo de posicionar a Neon como uma das principais referências em tecnologia e inovação do país, e reforçar a nossa estratégia em adotar e incentivar o mercado nacional a buscar uma maturidade tecnológica cada vez mais moderna.”
Imagens: Divulgação