A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Grupo Boticário anunciou sua nova VP de Consumer; a Telhanorte Tumelero confirmou sua nova diretora de Operações Gerais; e a Heineken anunciou seu novo diretor de Negócios.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Grupo Boticário
O Grupo Boticário anunciou que Renata Gomide assumiu a liderança da vice-presidência de Consumer da marca. A profissional terá a missão de contribuir com a construção do ecossistema de beleza. Desde 2015 no Grupo Boticário, quando assumiu o desafio da construção da marca Eudora, Renata já liderou a unidade de negócios de Quem Disse, Berenice? e, desde 2021, ocupava a posição de diretora executiva de Branding e Comunicação de todas as marcas de consumo.
“Assumo esse novo desafio com a certeza de que é uma conquista coletiva de todas as pessoas que estão comigo nessa jornada. Vamos continuar garantindo que o consumidor esteja no centro de todas as nossas decisões, que nossas marcas e produtos continuem sendo ainda mais amadas e desejadas e ampliar o conceito do que é beleza, representando toda a nossa sociedade”, diz a executiva.
Gomide é formada em Administração pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Telhanorte Tumelero
A Telhanorte Tumelero, rede varejista de material de construção pertencente ao grupo francês Saint-Gobain, anuncia Jordana Barros como diretora de Operações Gerais em substituição a Frédéric Gauthier, que optou por seguir novos rumos profissionais.
Jordana, que vinha atuando como diretora de Expansão e Novos Negócios na Tekbond, também do grupo Saint-Gobain, é formada na Universidade Federal de São Carlos em Engenharia de Materiais e acumula mais de 14 anos de experiência no grupo Saint-Gobain, atuando anteriormente muito próxima ao varejo em diferentes posições na Tekbond e na Quartzolit.
Heineken
Eduardo Picarelli acaba de ser promovido e é o novo diretor de Negócios da Heineken no Brasil. O profissional ocupou por mais de dez anos a direção de marketing de diversas marcas do Grupo e, agora, tem a missão de potencializar pilares relevantes como as plataformas de sustentabilidade, games, experiência de marca e consumo responsável.
A movimentação também está alinhada com o início da operação da Le Pub no Brasil, hot shop criativa do Publicis Groupe e que atende a conta global da Heineken. “Estou empolgado em liderar essa transformação para a marca, que passará a ter um papel muito mais estratégico e, em conjunto com a expertise da Le Pub e o nosso time de estrelas da Heineken, terá a responsabilidade de criar mais histórias autênticas, de forma inteligente e disruptiva, criando cada vez mais valor para os nossos consumidores”, comenta Picarelli.
Formado pela ESPM, o profissional tem passagens por empresas como Reckitt, Ferrero, e Volkswagen.
Cargill
A Cargill anunciou que o seu diretor de Operações, Brian Sikes, assumirá o cargo de CEO no início de 2023. David MacLennan, que exerce a posição atualmente, passará a atuar como presidente executivo do Conselho em 1º de janeiro, antes da idade habitual de aposentadoria de 65 anos da empresa, aos 63 anos de idade. Sikes, 54, será o 10º CEO da Cargill em 157 anos de empresa.
A mudança ocorre em meio a um boom de negócios para os comerciantes de grãos, decorrente dos preços mais altos das commodities, uma oferta global de safras mais restrita e uma forte demanda do consumidor.
Sikes começou a sua carreira na empresa em 1991, no negócio de carnes, tendo passado a integrar a equipe executiva em 2019, antes de ser promovido a diretor de Operações em 2021. Ele também chegou a liderar a gestão global de talentos da Cargill.
Fundação Telefônica Vivo
Como parte da estratégia da Fundação Telefônica Vivo acaba de anunciar nova diretora-presidente, Lia Glaz. Em sua nova fase, a organização continuará com sua atuação nacional, ciente de que sua maior contribuição se dá no fortalecimento da pauta da tecnologia em prol da melhoria da educação, em linha com o propósito da Vivo, de Digitalizar para Aproximar.
Lia é formada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em desenvolvimento econômico e político pela SIPA – Columbia University. Tem mais de 17 anos de experiência em organizações sociais e multinacionais no Brasil e exterior, como Nestlé e Instituto Península.
Arabella
A Arabella, agência do grupo WideAg, está reforçando o time de redes sociais e produção de conteúdo com a contratação de Bianca Doriguello e Simone Medina Wassen. Bianca assume o cargo de Gerente de Redes Sociais e Simone é a nova redatora, especializada em Conteúdo Digital.
Com formação em Negócios da Moda e diversas especializações em Marketing de Conteúdo e Redes Sociais, Bianca já passou por grandes redes de varejo e agências de publicidade em São Paulo, entre elas BETC Havas e TINO. Simone tem formação em Comunicação Institucional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), passou por agências no Sul do país e uma rede de franquias de educação. Ela chega para agregar ao time de produção de conteúdo da agência, trazendo sua experiência na bagagem.
Paola Zingman, CEO da Arabella, diz que a chegada da Bianca e a Simone representa mais um passo no processo de expansão da agência, consolidando a sua vocação full service. “Temos um DNA disruptivo e mindset digital, voltado para agregar valor à marca e ao negócio do cliente. Trazemos o cliente para o centro das nossas soluções e estabelecemos com ele uma parceria marcada por forte conexão”, afirma Paola.
Imagens: Divulgação