DHL testa nova solução de logística 4.0 com equipamento autônomo

As paleteiras autônomas foram responsáveis por uma redução de até 50% no tempo de picking

De olho em inovações para logística 4.0, a DHL Supply Chain anunciou que está fazendo testes com uma nova tecnologia de picking (separação de pedidos). O projeto foi desenvolvido em parceria com a startup Automni, com a criação de uma paleteira autônoma e inteligente. Atualmente está em fase de teste em um Centro de Distribuição (CD) em Cabreúva, interior de São Paulo.

No equipamento, constam o endereço, posição e quantidade de caixas que devem ser coletadas. Já o funcionário, acompanha a paleteira até o local indicado, retira as caixas e faz o registro no sistema e o equipamento segue para área de expedição de forma independente.

Apesar de recentes, as paleteiras foram responsáveis por uma redução de até 50% no tempo de picking, de acordo com informações da empresa. Neste momento, estão sendo utilizados três equipamentos autônomos, mas a expectativa é de a operação passe por ampliação no CD e aplicado em outras instalações da DHL no Brasil ainda em 2022.

“A paleteira autônoma nasceu a partir de outros testes que realizamos com a Automni na área robótica para logística. O destaque deste projeto é que ele se mostrou, ao mesmo tempo, economicamente viável e com um impacto significativo nos processos intralogísticos”, explicou Luis Rehder, diretor de operações da DHL Supply Chain.

Outro ponto de destaque na tecnologia, é que a paleteira autônoma está integrada ao sistema de gestão de estoque companhia, conhecido como WMS. Por conta disso, os inputs são realizados de forma direta, que permite que seja feita com mais rapidez e porcentagem menor de erros.

Já na parte de segurança são, ao todo, três sensores, sendo um luminoso. Ao detectar um obstáculo à frente, o equipamento faz a redução da velocidade e desvia do que esteja em seu caminho. Segundo comunicado, foram realizados três meses de teste de segurança antes do início da aplicação atual.

“Além de todas essas vantagens, desenvolvemos um modelo de negócio no qual os equipamentos são alugados, o que diminui a necessidade de investimento inicial e proporciona uma escalabilidade maior de uso”, destacou Lilio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist